Faculdade de Medicina de Marília: Disciplina de Embriologia Humana

 
   
 
 
 
 

Gastrulação

Para prosseguir nosso estudo, utilizaremos como modelo o embrião de galinha, com a finalidade facilitar a compreensão da embriogênese dos mamíferos, dadas às semelhanças existentes durante o desenvolvimento inicial.

As observações dos embriões das aves começam com estágio de gástrula devido ao fato das fases anteriores se desenvolverem no interior do oviduto da fêmea. O desenvolvimento do ovo estaciona, após a postura e somente prossegue se posteriormente incubado a uma temperatura entre 37 e 38 oC.

A gastrulação tem seu início de 5-6 horas de incubação, atingindo o ponto culminante dentro de 16 a 18 horas.

Embrião de galinha com 18 horas de desenvolvimento (Coloração: hematoxilina)

1) Montagem Total

Inicie o estudo usando a objetiva de menor aumento para ter uma visão de aspecto morfológico geral.

1) Observe no Blastoderme

A) sua forma em "pera"

B) uma região interna mais transparente. É a Área Pelúcida.

C) Uma região externa de aspecto turvo e manchado. É a Área Opaca.

D) No centro está a Linha Primitiva (resultado de um deslizamento superficial de células que convergem para a linha média. É por esta linha medial que células superficiais passam para o interior).

2) Identifique os seguintes pormenores na Linha Primitiva:

A) Região alongada mais clara entre duas bordas escuras. A região clara denomina-se de Sulco Primitivo: as bordas são as Bordas Primitivas.

B) Uma região mais compacta na extremidade do Sulco é o Nó de Hensen. Esta região indica a futura posição cefálica. No centro do Nó, há uma área mais clara arredondada. É a Fosseta Primitiva.

3) Observe acima do Nó de Hensen um espessamento celular, sob a camada superficial em direção cefálica. É o processo cefálico ou notocordal, o esboço do Notocorda. É a formação do eixo de sustentação do embrião ou corda dorsal embrionária.

4) Localize manchas mais coradas na Zona Opaca, são as Ilhotas sanguíneas ou Wolf Pander.

2) Cortes Seriados Transversais

1) Repasse corte por corte para ter uma idéia geral da morfologia interna do embrião, neste estádio. Os cortes foram realizados no sentido céfalo-caudal. Os primeiros cortes correspondem à região cefálica do disco trilaminar onde está situado o processo notocordal.

2) Na seqüência dos cortes você observará o aparecimento do Nó de Hensen - um aglomerado maior de células no centro do corte transversal.

3) Observe nos próximos cortes a Linha Primitiva que aparece como uma depressão no meio de saliências laterais: são o Sulco Primitivo e as Bordas Primitivas respectivamente. Por este sulco invaginaram células formando o endoderme primeiramente e depois, uma camada intermediária. As células invaginadas pela Linha Primitiva se dirigiram lateral e caudalmente, formando o mesoderma indiferenciado - Mesodermogênese.

4) Identifique os três folhetos embrionários que caracterizam o processo de gastrulação: ectoderme, mesoderme e endoderme.

   
Montagem Total de embrião de galinha de 18 horas, evidenciando o processo notocordal, o nó primitivo e a linha primitiva.   Corte transversal de embrião de galinha de 18 horas, indicando o processo notocordal e as três camadas germinativas (ectoderme, mesoderme e endoderme).   Corte transversal de embrião de galinha de 18 horas, mostrando em detalhe o nó primitivo e as três camadas germinativas (ectoderme, mesoderme e endoderme).
 
Corte transversal de embrião de galinha de 18 horas, com ênfase no sulco primitivo e nas três camadas germinativas (ectoderme, mesoderme e endoderme).   Corte transversal de embrião de galinha de 18 horas, apontando o sulco primitivo.