Faculdade de Medicina de Marília: Disciplina de Embriologia Humana

 
   
 
 
 
 

Roteiro de Estudo do
Sistema Nervoso (Parte 2)

Ao longo do desenvolvimento, o tubo neural se modifica, dando origem às Vesículas Encefálicas Primárias, que consistem em Prosencéfalo, Mesencéfalo e Rombencéfalo e a Medula Espinhal. Para estudar estas vesículas você deve analisar:

LÂMINA DE ESTUDO

1) Embrião de galinha com 33 horas de incubação (Coloração: hematoxilina)

1) Montagem Total

Nesta lâmina, você deve utilizar a objetiva de pequeno aumento. Dê atenção aos seguintes componentes:

A) As 3 divisões do cérebro:

- Prosencéfalo (cérebro anterior);

- Mesencéfalo (cérebro médio);

- Rombencéfalo (cérebro posterior);

Mais a Medula Espinhal

B) No Prosencéfalo você deve se atentar para as vesículas ópticas. Você as verá como duas dilatações laterais, que induzem as lentes oculares. É o local onde aparecerão os futuros elementos do globo ocular.

C) Logo abaixo, você encontrará o Mesencéfalo.

D) A seguir, analise o Rombencéfalo, onde você deve se atentar para as seguintes características:

- Sua continuação com a Medula Espinhal;

- A presença de Neurômeros, internamente, que são pequenas ondulações na parede;

- Ventralmente, o esboço cardíaco;

- Externamente, as placas auditivas ou óticas, que são duas suaves reentrâncias ou depressões no ectoderma epidermal e que se diferenciará no epitélio sensorial do ouvido interno.

Características importantes que você deverá se lembrar dessa lâmina:

- A região anterior cefálica sofreu profundas modificações, subdividindo-se nas Vesículas cerebrais ou encefálicas.

- O tubo neural encontra-se quase completamente fechado. O neuroporo anterior está fechado, mas a porção extrema posterior permanece ainda aberta - seio romboidal.

- Esse processo estudado também se aplica aos embriões dos animais domésticos e aos do Ser Humano, somente variando o tempo com que este processo ocorre.

 
Montagem total de embrião de galinha de 33 horas, expondo as vesículas encefálicas primárias, medula espinhal, somitos e resquícios do nó primitivo e linha primitiva  

Visão ampliada de embrião de galinha de 33 horas, montagem total

2) Cortes Seriados Transversais

Você deve prestar atenção na sequência dos cortes:

1) No primeiro corte, é importante que você se atente para a morfologia interna das três divisões cerebrais. Assim, observe como:

2) O Prosencéfalo, gradativamente, vai se dilatando lateralmente, para formar no seu interior as vesículas ópticas. Observe atentamente o encontro das vesículas com o revestimento externo, o Ectoderma Epidermal.

3) O Prosencéfalo está envolto numa massa celular irregular, esta é a massa Mesenquimal ou Mesênquima Cefálico.

4) O Prosencéfalo não se apóia sobre a membrana bucofaringeal, isso indica que o crescimento da região anterior do tubo neural se projeta sobre o ectoderma subjacente.

5) Quando ocorrer diminuição do diâmetro do tubo neural, você estará observando agora o Mesencéfalo. Na região ventral, note o surgimento do intestino primitivo. Lateralmente, duas aberturas correspondem aos arcos aórticos.

6) Na sequência dos cortes, o intestino primitivo expande-se lateralmente, na região ventral e os arcos aórticos dividem-se em dois pares de vasos: as artérias aortas dorsais e as aortas ventrais ao intestino primitivo. Nessa altura, você ainda estará observando o Mesencéfalo.

7) Nos próximos cortes, ocorre a fusão das duas aortas ventrais, transformando-se no tubo endocárdico único. Neste momento, você estará diante do Rombencéfalo. A seguir, o tubo endocárdico único se amplia, constituindo o esboço cardíaco.

8) No Rombencéfalo, há um corte que você deve observar a Placa Auditiva ou Ótica, caracterizada pelo espessamento do Ectoderme Epidermal que reveste o Rombencéfalo.

9) No corte que apresentar a bifurcação do tubo endocárdico nas veias vitelínicas, o tubo neural corresponde à Medula Espinhal, onde você observará a presença dos somitos aos lados da medula.

   
Corte transversal de embrião de galinha de 33 horas, evidenciando a luz do prosencéfalo e suas dilatações laterais, as vesículas ópticas. Note que o prosencéfalo está envolvido por uma massa celular irregular, o mesênquima cefálico  

Corte transversal de embrião de galinha de 33 horas, evidenciando o mesencéfalo. Observe lateralmente os arcos aórticos e ventralmente o intestino anterior

 

Corte transversal de embrião de galinha de 33 horas, com ênfase ao mesencéfalo

   
Corte transversal de embrião de galinha de 33 horas, com ênfase ao rombencéfalo  

Corte transversal de embrião de galinha de 33 horas, com ênfase ao rombencéfalo. Note o ectoderma epidermal espessado, próximo ao rombencéfalo, corresponde à placa auditiva

 

Corte transversal de embrião de galinha de 33 horas, com destaque a medula espinhal. Observe os somitos laterais à medula espinhal

 
Corte transversal de embrião de galinha de 33 horas, com ênfase na medula espinhal e notocorda  

Corte transversal de embrião de galinha de 33 horas, com realce na medula espinhal e notocorda