Faculdade de Medicina de Marília: Disciplina de Embriologia Humana

 
   
 
 
 
 

Roteiro de Estudo do
Sistema Nervoso (Parte 4)

No embrião de ave com 72 horas, é importante você observar o corpo do embrião com nítidas divisões: cabeça com as Vesículas Encefálicas Secundárias, o tronco com esboços dos apêndices superiores e a cauda com os esboços dos apêndices inferiores.

LÂMINA DE ESTUDO

1) Embrião de galinha com 72 horas de incubação (Coloração: hematoxilina)

1) Montagem Total

Estude essa lâmina com o microscópio no menor aumento.

1) Encontre a parte anterior do cérebro e observe que as divisões externas se apresentam bem diferenciadas e nítidas.

2) Veja como a flexura cervical está bem mais pronunciada curvando o embrião.

3) No Telencéfalo, região mais anterior do cérebro, são características importantes que você deve observar:

A) o limite nítido entre esta região e a imediatamente superior, o diencéfalo.

B) o telencéfalo parece encostar-se no coração, devido à flexura cervical.

C) a Placa Olfativa, na porção bem anterior do telencéfalo, vista como uma depressão do Ectoderma Epidermal.

4) Observe agora o Diencéfalo com as suas características:

A) formação dos olhos: a lente envolta pelo cálice óptico.

B) a Epífise, uma pequena saliência na região externa (parede dorsal).

5) Repare como o Mesencéfalo mudou de posição projetando-se em direção horizontal, para a sua direita. Na sua anterior posição apical encontra-se agora, o Mielencéfalo e o Metencéfalo. Este deslocamento deve-se à flexura Cervical que cada vez mais encurva o embrião sobre si mesmo.

6) Note uma acentuada constrição entre o Mesencéfalo e Metencéfalo, é o Istmo Rombencefálico (limite entras as duas porções). Atente-se para a parede dorsal do Metencéfalo até o Mielencéfalo, extremamente delgada, onde aparecerá futuramente a Flexura Pontina.

7) O Mielencéfalo caracteriza-se pela formação auditiva (Vesícula Auditiva).

Características importantes que você deverá se lembrar dessa lâmina:

- As cinco regiões cerebrais já se encontram definidas.

- As flexuras apenas esboçadas no embrião de 48 horas se aprofundam mais, dando ao embrião de 72 horas uma curvatura característica.

- Esta curvatura influenciou as estruturas que se desenvolvem na região ventral.

   
Montagem total de embrião de galinha de 72h mostrando metencéfalo, mesencéfalo, diencéfalo e telencéfalo  

Montagem total de embrião de galinha de 72h evidenciando a medula espinhal

 

Montagem total de embrião de galinha de 72h mostrando metencéfalo, mesencéfalo, diencéfalo, telencéfalo e medula espinhal

2) Corte Sagital

           

Esta lâmina auxiliará você na compreensão dos itens acima e no entendimento do processo de formação da glândula hipófise.

Observe o interior das formações cerebrais, procurando a evaginação da parede ventral do Diencéfalo que corresponde ao Infundíbulo (esboço da porção nervosa da Hipófise). Procure encontrar nessa região onde a parede do diencéfalo se cola ao ectoderma externo do estomodeu. Observe aí uma invaginação do ectoderma epidermal. É o esboço da porção glandular da hipófise - a Bolsa de Rathke. A parede dorsal do cérebro posterior é bem fina. Talvez devido a isto, por falta de sustentação, esta região sofre uma profunda inflexão, contribuindo na formação da flexura pontina. As paredes da medula espinhal parecem grossas.

Corte sagital de embrião de galinha de 72h em que podem ser observadas as vesículas encefálicas: mielencéfalo, metencéfalo, mesencéfalo, diencéfalo e telencéfalo, além do istmo rombencefálico e infundíbulo

 
Corte sagital de embrião de galinha de 72h em que podem ser observadas as vesículas encefálicas: mielencéfalo, metencéfalo, mesencéfalo, diencéfalo e telencéfalo, além do istmo rombencefálico e infundíbulo  

Corte sagital de embrião de galinha de 72h em que podem ser observadas as vesículas encefálicas: telencéfalo e diencéfalo, além da epífise e da bolsa de Rathke

3) Cortes Seriados Transversais

1) Nos cortes iniciais, observe como a cavidade cerebral, inicialmente pequena, torna-se longa. Pare neste corte e identifique:

A) A parede neural fortemente corada e mergulhada no mesênquima.

B) O Mesencéfalo, na extremidade que corresponde à cavidade mais ampla comparativamente ao resto.

C) Na primeira metade a cavidade que segue ao mesencéfalo é denominada de Metencéfalo, onde se podem observar lateralmente os neurômeros (as ondulações do tecido neural).

D) Na outra extremidade, o Mielencéfalo, com a cavidade mais estreita, e cujas paredes neurais vão se adelgaçando. Este corte apresenta internamente uma longa cavidade que une as três diferentes porções cerebrais.

2) Observe neste corte ainda, no mesênquima, estão mergulhadas: a Vesícula Ótica ou Otocisto, em formato circular apresentando uma coloração semelhante ao tecido neural e no nível do Mielencéfalo; os gânglios semilunar, acústico-facial e o superior, representados por manchas escuras.

3) Procure traçar uma linha no desenho do embrião total que posicione corretamente este corte observado.

4) Procure em seus cortes, a porção cerebral de onde emergem ventralmente duas ramificações nervosas que parecem penetrar no mesênquima, são os Nervos Oculomotores, que se encontram na região do Mesencéfalo.

5) Focalize a extremidade oposta a esta estrutura e identifique a Medula Espinhal, caracterizada pelos somitos, aorta dorsal e Notocorda.

6) Seguindo os cortes, tente encontrar uma região onde a parede cerebral do Diencéfalo se cola ao ectoderma externo, do Estomodeu. É o esboço da Hipófise sendo que do tecido neural, se originará a Parte Nervosa e do Ectoderma se formará a Parte Glandular.

7) Identifique a parte cerebral do Diencéfalo onde se encontra a Epífise, uma saliência na região anterior do corte. Neste mesmo corte, em oposição à epífise, no ectoderma externo, se encontram duas espessas depressões: são os esboços das Placas Nasais no nível do Telencéfalo.

   
Corte transversal de embrião de galinha de 72h em que podem ser observadas as vesículas mesencéfalo, metencéfalo e mielencéfalo, além dos neurômeros do metencéfalo  

Corte transversal de embrião de galinha de 72h em que podem ser mesencéfalo, metencéfalo e medula espinhal. Note a posição e distância que assumem uma em relação às outras devido à curvatura do embrião. Para melhor entendimento é importante visualizar essas mesmas estruturas no embrião em montagem total e corte sagital

 

Corte transversal de embrião de galinha de 72h em que podem ser observados mesencéfalo e medula espinhal. Note a posição e distância que assumem uma em relação às outras devido à curvatura do embrião consequente aos dobramentos

   
Corte transversal de embrião de galinha de 72h em que podem ser observados medula e diencéfalo  

Corte transversal de embrião de galinha de 72h em que podem ser observados medula e telencéfalo

 

Corte transversal de embrião de galinha de 72h em que podem ser observados medula e telencéfalo

 
Corte sagital de embrião de galinha de 72h evidenciando a medula espinhal  

Corte sagital de embrião de galinha de 72h evidenciando a medula espinhal