Na área destinada a unidade do sistema locomotor há modelos de esqueletos e bonecos para o estudo da musculatura humana, que podem ser acompanhados por quadros, painéis, atlas e uma bibliografia variada.
Existem também peças desmontáveis de membros superiores e inferiores que permitem um estudo mais aprofundado dos músculos e tendões. Para o estudo das articulações, ligamentos, inervação, e irrigação, o LMF conta com diversos modelos de joelhos, ombros, tornozelos, crânios, pelves, mãos, coluna, etc.
       Além disso, peças patológicas envolvendo as principais neoplasias encontradas no sistema locomotor como osteossarcomas , condrossarcomas, melanomas metastáticos, etc. fazem parte do acervo.
       No que se refere à histologia estão disponíveis lâminas para identificar as principais células dos tecidos normais e patológicos.

       Já, em se tratando de pele e partes moles, o laboratório morfo-funcional dispõe de modelos de bonecos e cortes transversais de estruturas aumentadas que permitem a visualização da epiderme, tela subcutânea, e derme; além de peças patológicas como CA epidermóide, lipomas e melanomas.
       Para o estudo histológico há lâminas, slides, pôsteres, CD-ROM, atlas e também uma bibliografia variada. As lâminas, slides e pôsteres fornecem tanto um estudo dos tecidos que compõe a pele e seus anexos quanto um estudo das principais patologias (carcinomas, melanomas, dermatites, lesões ). O CD-ROM, atlas e a bibliografia possibilitam um estudo mais aprofundado da composição, função, diferenciação, desenvolvimento das estruturas, além da identificação das principais lesões elementares dermatológicas como máculas, pápulas e nódulos.

       Ao todo são 128 materiais, constando: 78 peças, 2 modelos de esqueleto, 9 pôsteres, 11 slides, 17 vídeos e 11 literaturas.