GRADE DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Disciplina |
Bases da metodologia de pesquisa científica aplicada à saúde |
Responsáveis |
Profª. Drª. Luciene de Oliveira Conterno |
No de créditos |
06 créditos (90 horas) |
Ementa |
Esta disciplina discutirá os princípios metodológicos das pesquisas clínicas, abordando suas indicações, fragilidades e fortalezas. Capacitará para a determinação da validade relevância e potencial de generalização dos resultados dos diversos estudos. Estimulará a atitude crítica em relação à qualidade das produções científicas existentes. Fornecerá instrumentos para a identificação, avaliação, integração e aplicação da melhor informação existente à prática clínica, respeitando os valores dos pacientes e o contexto sócio econômico e cultural em que vivemos. |
Disciplina |
Metodologias de ensino-aprendizagem em saúde |
Responsáveis |
Prof. Dr. Paulo Marcondes Carvalho Jr. |
No de créditos |
04 créditos (60 horas) |
Ementa |
Este curso propiciará aos participantes preparar e utilizar diferentes métodos ativos de ensino-aprendizagem em sala de aula, baseados em conhecimentos científicos sobre aprendizagem de adultos e teorias educacionais e curriculares. |
Disciplina |
Cuidado interdisciplinar ao individuo no processo de envelhecimento |
Responsáveis |
Prof. Dr. Pedro Marco Karan Barbosa |
No de créditos |
04 créditos (60 horas) |
Ementa |
A proposta da disciplina é proporcionar subsídios para a pesquisa e assistência ao indivíduo no processo de envelhecimento nos vários campos de atuação multiprofissional e interdisciplinar; as leis, estatutos e regulamentações e seus impactos para a saúde pública, conhecer as redes de atenção a saúde identificando aspectos relacionados a prevenção, promoção reabilitação e cura e humanização do cuidado, bem como os aspectos dos cuidados paliativos relacionando-os com a morte e o luto a busca do cuidar da pessoa no processo do envelhecimento. |
Disciplina |
Aspectos genéticos, epidemiológicos e sociais do envelhecimento |
Responsáveis |
Profª. Drª. Marília de Arruda Cardoso Smith |
No de créditos |
02 créditos (30 horas) |
Ementa |
Proporcionar aos alunos de Pós-graduação alguns conceitos teóricos e práticos referentes à biologia do envelhecimento, incluindo a caracterização genética; além dos aspectos epidemiológicos no nível nacional e internacional e do impacto social do envelhecimento e das doenças associadas. |
Disciplina |
Seminários |
Responsáveis |
Prof. Dr. Agnaldo Bruno Chies |
No de créditos |
02 (01 crédito/ano) |
Ementa |
Tem como principal objetivo incentivar a integração entre Pós-graduandos e docentes do Programa de Mestrado Acadêmico em Saúde e Envelhecimento e/ou externos no que se referem à discussão dos projetos de pesquisa, possíveis resultados obtidos, independentemente da fase do projeto. Adicionalmente, os pós-graduandos farão uma apresentação didática, em torno de 20 a 30 minutos, seguida de uma avaliação por banca examinadora que tem por função sugerir e orientar os rumos do projeto ou encaminhamento de artigos científicos para publicação. Entende-se que a inclusão desta disciplina possa promover a interdisciplinaridade do Programa, abrindo perspectivas para a elaboração conjunta de novos projetos de pesquisa entre os docentes orientadores, com o envolvimento dos pós-graduandos.. |
GRADE DE DISCIPLINAS OPTATIVAS
Disciplina |
Integralidade e humanização do cuidado |
Responsáveis |
Prof. Dr. Pedro Marco Karan Barbosa |
No de créditos |
04 créditos (60 horas) |
Ementa |
Estuda situações que visam o desenvolvimento de tecnologias para instrumentalização das ações de saúde, priorizando o acolhimento, vínculo e integralidade do cuidado. Assim, abre espaço para reflexões e debates para subsidiar políticas, programas e ações que contribuam para a reafirmação do direito à saúde, pressupondo mudanças de paradigmas, percepções, posturas, condutas e procedimentos profissionais, visto que são ferramentas fundamentais para as mudanças necessárias na implementação do SUS. |
Disciplina |
Coleta e análise de dados em pesquisa qualitativa |
Responsáveis |
Prof. Dr. Carlos Alberto Lazarini |
No de créditos |
07 créditos (105 horas) |
Ementa |
A disciplina discute os critérios de definição amostral, as formas de coleta e análise de dados em pesquisa qualitativa na área da saúde, com ênfase nos principais modelos teóricos. |
Disciplina |
Avanços em métodos ativos de ensino-aprendizagem em Saúde |
Responsáveis |
Prof. Dr. Paulo Marcondes Carvalho Junior |
No de créditos |
02 créditos (30 horas) |
Ementa |
Esta disciplina proporcionará aos estudantes uma vivência (na prática) na aplicação dos diversos métodos ativos de ensino-aprendizagem nas atividades didáticas e, através da reflexão individual ou em grupo, realizar o aprofundamento teórico sobre os mesmos, aprofundando conteúdos que foram trabalhados na disciplina obrigatória. Propõe-se também a apresentar aos estudantes os principais avanços que ocorreram recentemente neste campo de conhecimento. Desta forma, a vivência é o ponto de partida para uma reflexão e aprofundamento teórico sobre o emprego dos métodos ativos de ensino-aprendizagem, permitindo que cada um forme uma “caixa de ferramentas” didáticas que poderão ser utilizadas posteriormente em sua vida profissional. |
Disciplina |
Atividade física e saúde |
Responsáveis |
Prof. Dr. Paulo Henrique Waib |
No de créditos |
02 créditos (30 horas) |
Ementa |
Esta disciplina aprofunda o conhecimento acerca dos principais mecanismos bioquímicos e fisiológicos mobilizados pelo exercício físico que contribuem para a homeostasia ao longo de todo o ciclo da vida. Aprofunda também a discussão acerca do potencial profilático e terapêutico do exercício frente ao envelhecimento. |
Disciplina |
Bioestatística |
Responsáveis |
Prof. Dr. Gustavo Arruda Viani |
No de créditos |
04 créditos (60 horas) |
Ementa |
Esta disciplina aprofunda conhecimento acerca dos principais fundamentos da probabilidade e estatística focando, sobretudo as estratégias de coleta e descrição dados, inferências estatísticas e aplicação dos principais testes estatísticos específicos para a pesquisa biomédica. |
Disciplina |
Envelhecimento e imunidade |
Responsáveis |
Prof. Dr. Zamir Calamita |
No de créditos |
02 créditos (30 horas) |
Ementa |
Esta disciplina abordará os princípios básicos dos principais processos imunoalérgicos e a resposta de defesa do organismo, relacionando com o desencadeamento de doenças ao longo do ciclo da vida, mas com enfoque no envelhecimento. Questões importantes relacionadas ao envelhecimento como a vigilância do sistema imunológico frente ás doenças neoplásicas, a auto-imunidade e a vacinação no idoso também serão abordadas. |
Disciplina |
Técnicas laboratoriais empregadas na investigação de processos fisiopatológicos relacionados ao envelhecimento |
Responsáveis |
Profª. Drª. Maria Angélica Spadella Santos |
No de créditos |
04 créditos (60 horas) |
Ementa |
Princípios metodológicos, empregos e limitações das principais técnicas laboratoriais empregadas no estudo dos fenômenos relacionados ao processo de envelhecimento. |
ATIVIDADES DIDÁTICAS OBRIGATÓRIAS
ATIVIDADES ACADÊMICAS/CIENTÍFICAS COMPLEMENTARES (AACC)