Mestrado Acadêmico em "Saúde e Envelhecimento"

CRÉDITOS EXIGIDOS PELO PROGRAMA


Para a conclusão do Curso, o estudante deverá cumprir 50 créditos. Deste total, 18 créditos deverão ser cumpridos em disciplinas obrigatórias, 04 créditos em disciplinas optativas, 02 créditos em atividades didáticas obrigatórias e 02 em atividades acadêmicas científicas complementares (AACC). Outros 24 créditos serão atribuídos para a elaboração da dissertação e envio à publicação do artigo científico relacionado à dissertação. Cabe ressaltar que cada crédito corresponde a 15 horas de atividade presencial ou à distância, a critério do docente responsável pela disciplina.

GRADE DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS


Disciplina

Bases da metodologia de pesquisa científica aplicada à saúde

Responsáveis

Profª. Drª. Luciene de Oliveira Conterno

No de créditos

06 créditos (90 horas)

Ementa

Esta disciplina discutirá os princípios metodológicos das pesquisas clínicas, abordando suas indicações, fragilidades e fortalezas. Capacitará para a determinação da validade relevância e potencial de generalização dos resultados dos diversos estudos. Estimulará a atitude crítica em relação à qualidade das produções científicas existentes. Fornecerá instrumentos para a identificação, avaliação, integração e aplicação da melhor informação existente à prática clínica, respeitando os valores dos pacientes e o contexto sócio econômico e cultural em que vivemos.


Disciplina

Metodologias de ensino-aprendizagem em saúde

Responsáveis

Prof. Dr. Paulo Marcondes Carvalho Jr.

No de créditos

04 créditos (60 horas)

Ementa

Este curso propiciará aos participantes preparar e utilizar diferentes métodos ativos de ensino-aprendizagem em sala de aula, baseados em conhecimentos científicos sobre aprendizagem de adultos e teorias educacionais e curriculares.


Disciplina

Cuidado interdisciplinar ao individuo no processo de envelhecimento

Responsáveis

Prof. Dr. Pedro Marco Karan Barbosa

No de créditos

04 créditos (60 horas)

Ementa

A proposta da disciplina é proporcionar subsídios para a pesquisa e assistência ao indivíduo no processo de envelhecimento nos vários campos de atuação multiprofissional e interdisciplinar; as leis, estatutos e regulamentações e seus impactos para a saúde pública, conhecer as redes de atenção a saúde identificando aspectos relacionados a prevenção, promoção reabilitação e cura e humanização do cuidado, bem como os aspectos dos cuidados paliativos relacionando-os com a morte e o luto a busca do cuidar da pessoa no processo do envelhecimento.


Disciplina

Aspectos genéticos, epidemiológicos e sociais do envelhecimento

Responsáveis

Profª. Drª. Marília de Arruda Cardoso Smith
Prof. Dr. Spencer Luiz Marques Payão

No de créditos

02 créditos (30 horas)

Ementa

Proporcionar aos alunos de Pós-graduação alguns conceitos teóricos e práticos referentes à biologia do envelhecimento, incluindo a caracterização genética; além dos aspectos epidemiológicos no nível nacional e internacional e do impacto social do envelhecimento e das doenças associadas.


Disciplina

Seminários

Responsáveis

Prof. Dr. Agnaldo Bruno Chies
Prof. Dr. Marcos Renato de Assis

No de créditos

02 (01 crédito/ano)

Ementa

Tem como principal objetivo incentivar a integração entre Pós-graduandos e docentes do Programa de Mestrado Acadêmico em Saúde e Envelhecimento e/ou externos no que se referem à discussão dos projetos de pesquisa, possíveis resultados obtidos, independentemente da fase do projeto. Adicionalmente, os pós-graduandos farão uma apresentação didática, em torno de 20 a 30 minutos, seguida de uma avaliação por banca examinadora que tem por função sugerir e orientar os rumos do projeto ou encaminhamento de artigos científicos para publicação. Entende-se que a inclusão desta disciplina possa promover a interdisciplinaridade do Programa, abrindo perspectivas para a elaboração conjunta de novos projetos de pesquisa entre os docentes orientadores, com o envolvimento dos pós-graduandos..

GRADE DE DISCIPLINAS OPTATIVAS


Disciplina

Integralidade e humanização do cuidado

Responsáveis

Prof. Dr. Pedro Marco Karan Barbosa

No de créditos

04 créditos (60 horas)

Ementa

Estuda situações que visam o desenvolvimento de tecnologias para instrumentalização das ações de saúde, priorizando o acolhimento, vínculo e integralidade do cuidado. Assim, abre espaço para reflexões e debates para subsidiar políticas, programas e ações que contribuam para a reafirmação do direito à saúde, pressupondo mudanças de paradigmas, percepções, posturas, condutas e procedimentos profissionais, visto que são ferramentas fundamentais para as mudanças necessárias na implementação do SUS.


Disciplina

Coleta e análise de dados em pesquisa qualitativa

Responsáveis

Prof. Dr. Carlos Alberto Lazarini

No de créditos

07 créditos (105 horas)

Ementa

A disciplina discute os critérios de definição amostral, as formas de coleta e análise de dados em pesquisa qualitativa na área da saúde, com ênfase nos principais modelos teóricos.


Disciplina

Avanços em métodos ativos de ensino-aprendizagem em Saúde

Responsáveis

Prof. Dr. Paulo Marcondes Carvalho Junior

No de créditos

02 créditos (30 horas)

Ementa

Esta disciplina proporcionará aos estudantes uma vivência (na prática) na aplicação dos diversos métodos ativos de ensino-aprendizagem nas atividades didáticas e, através da reflexão individual ou em grupo, realizar o aprofundamento teórico sobre os mesmos, aprofundando conteúdos que foram trabalhados na disciplina obrigatória. Propõe-se também a apresentar aos estudantes os principais avanços que ocorreram recentemente neste campo de conhecimento. Desta forma, a vivência é o ponto de partida para uma reflexão e aprofundamento teórico sobre o emprego dos métodos ativos de ensino-aprendizagem, permitindo que cada um forme uma “caixa de ferramentas” didáticas que poderão ser utilizadas posteriormente em sua vida profissional.


Disciplina

Atividade física e saúde

Responsáveis

Prof. Dr. Paulo Henrique Waib

No de créditos

02 créditos (30 horas)

Ementa

Esta disciplina aprofunda o conhecimento acerca dos principais mecanismos bioquímicos e fisiológicos mobilizados pelo exercício físico que contribuem para a homeostasia ao longo de todo o ciclo da vida. Aprofunda também a discussão acerca do potencial profilático e terapêutico do exercício frente ao envelhecimento.


Disciplina

Bioestatística

Responsáveis

Prof. Dr. Gustavo Arruda Viani

No de créditos

04 créditos (60 horas)

Ementa

Esta disciplina aprofunda conhecimento acerca dos principais fundamentos da probabilidade e estatística focando, sobretudo as estratégias de coleta e descrição dados, inferências estatísticas e aplicação dos principais testes estatísticos específicos para a pesquisa biomédica.


Disciplina

Envelhecimento e imunidade

Responsáveis

Prof. Dr. Zamir Calamita

No de créditos

02 créditos (30 horas)

Ementa

Esta disciplina abordará os princípios básicos dos principais processos imunoalérgicos e a resposta de defesa do organismo, relacionando com o desencadeamento de doenças ao longo do ciclo da vida, mas com enfoque no envelhecimento. Questões importantes relacionadas ao envelhecimento como a vigilância do sistema imunológico frente ás doenças neoplásicas, a auto-imunidade e a vacinação no idoso também serão abordadas.


Disciplina

Técnicas laboratoriais empregadas na investigação de processos fisiopatológicos relacionados ao envelhecimento

Responsáveis

Profª. Drª. Maria Angélica Spadella Santos

No de créditos

04 créditos (60 horas)

Ementa

Princípios metodológicos, empregos e limitações das principais técnicas laboratoriais empregadas no estudo dos fenômenos relacionados ao processo de envelhecimento.

ATIVIDADES DIDÁTICAS OBRIGATÓRIAS


São atividades destinadas à formação pedagógica dos discentes do Programa de Mestrado Acadêmico. Trata-se da inserção dos estudantes em cenários que utilizam métodos ativos de ensino-aprendizagem, preferencialmente no âmbito da FAMEMA, na Unidade Educacional Sistematizada - UES. 
A inserção dos estudantes em cenários que utilizam metodologias tradicionais será desencorajada, exceto em situações especiais, como por exemplo, quando o estudante foi graduado por meio de métodos ativos de ensino-aprendizagem e deseja conhecer cenários que utilizam metodologias tradicionais. Situações dessa natureza necessitam de prévia autorização do Conselho da Pós-graduação. Além disso, o desenvolvimento das atividades didáticas obrigatórias em outras Instituições também requer anuência prévia do Conselho. 
Importante: As "Atividades Didáticas Obrigatórias" estão atreladas à disciplina obrigatória "Metodologias de Ensino-Aprendizagem em Saúde"e cabe ao docente responsável por esta disciplina, a inserção dos discentes nestas atividades.

ATIVIDADES ACADÊMICAS/CIENTÍFICAS COMPLEMENTARES (AACC)


São atividades destinadas a proporcionar aos estudantes vivências pedagógicas ou técnico-científicas não previstas na matriz curricular do Programa, mas que são de interesse para sua formação. Caracterizam AACC, tanto atividades pedagógicas quanto técnico-científicas desenvolvidas sob a supervisão e, posterior, avaliação docente.
As atividades pedagógicas pretendidas serão consideradas AACC quando desenvolvidas em cenários não vivenciados nas “Atividades Didáticas Obrigatórias”. Por exemplo: estudantes que realizaram suas atividades didáticas obrigatórias em tutoria podem desenvolver suas AACC no Laboratório de Prática Profissional (LPP) ou na Unidade de Prática Profissional (UPP) da FAMEMATambém podem ser consideradas AACC inserções, com supervisão de um docente, em aulas práticas. Os estudantes serão encorajados a realizar suas AACC voltadas a atividades pedagógicas dentro da FAMEMA. Contudo, mediante justificativa plausível, poderão realizar estas AACC em outra Instituição.As atividades técnico-científicas serão consideradas AACC desde que não sejam desenvolvidas no mesmo contexto onde ocorre a coleta dos dados de pesquisa do pós-graduando. Esta restrição visa estimular outras vivências, conhecer outros serviços e outras sistemáticas de trabalho.