PIBIC / CNPq FAMEMA

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC/CNPq consiste em um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

Este programa tem por objetivo contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional; e contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.

Para as instituições busca incentivar a criação de uma política de iniciação científica, além de possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação.

Possibilita aos orientadores envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural.

Ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, proporciona, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimula o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

* A Resolução Normativa - RN 017/2006 do CNPq estabelece as normas gerais e específicas para a modalidade de Bolsa de IC do PIBIC/CNPq: http://memoria.cnpq.br/normas/rn_06_017.htm