Quanto ao tipo a doação pode ser:

ESPONTÂNEA - é decorrente de um ato de altruísmo e desinteresse, sem ter o nome de um possível receptor.

VINCULADA - quando as pessoas comparessem para doar, afim de repor o sangue que já foi utilizado, ou quando tem o nome de um possível receptor para o sangue a ser doado.

ESPECÍFICA: quando uma pessoa realiza doação específica para um determinado receptor. É muito comum entre as pessoas portadoras de sangue raro, ou em crianças que precisam de receber transfusão e seus pais fazem questão de que os filhos recebam o sangue deles mesmos.

AGENDADA: é quando o doador marca (agenda) a sua próxima doação estabelecendo o intervalo que desejar, porém respeitando o preconizado pela lei.

AUTÓLOGA (Autotransfusão): é quando um paciente realiza a doação para ele mesmo. Para realizar este tipo de procedimento existem critérios rígidos para manutenção da saúde do doador. (Saiba mais...)

CONVOCADA: quando necessário, o serviço convoca o doador para realizar uma doação. Isto é comum acontecer quando o doador possue antígenos ou anticorpos raros.

DOAÇÃO POR AFÉRESE: Trata-se da doação pelo método de separação de células e componentes sangüíneos mecanicamente. (Saiba mais...)