Assistencial
Ensino
Institucional
Vestibular
Projetos/Links
Licitação
Docente
Estudante
Concursos
:: Home > noticias

Docente da FAMEMA tem estudo publicado em mais uma revista internacional
03/05/2012 - 16h04min


O docente chefe da disciplina de Endocrinologia e Metabologia da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Professor Dr. José Augusto Sgarbi, tem publicação de estudo na prestigiada revista norte-americana “Archives of Internal Medicine” com fator de impacto de 11, o que a posiciona entre os periódicos de maior impacto no mundo.

O estudo “Subclinical hyperthyroidism and the risk of coronary heart disease and mortality” (título em português: “Hipertireoidismo subclínico e o risco de doença cardíaca coronariana e de mortalidade”) também foi tema de um editorial publicado na mesma revista pelo Professor Kenneth Burman, da Georgetown University, Washington - EUA. O estudo é uma meta-análise de dados de 11 estudos populacionais de diferentes países, incluindo Estados Unidos, Austrália, Japão, Europa e Brasil, totalizando 52.674 participantes. Foi realizada por um grupo de pesquisadores lideradas pelo Professor Nicolas Rodondi, da Suíça, denominado "Thyroid Studies Collaboration Group". A participação brasileira foi coordenada pelos professores José Augusto Sgarbi da FAMEMA e Rui Maciel da UNIFESP, e resultou na inclusão de aproximadamente 1.000 indivíduos de ascendência japonesa da comunidade Nipo-Brasileira de Bauru. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto do hipertiroidismo subclínico, uma forma leve e assintomática do hipertireoidismo, no risco de doença coronariana (infarto do miocárdio) e de morte. Os resultados demonstraram que o hipertiroidismo subclínico associa-se com elevado risco de fibrilação atrial (arritmia cardíaca grave), morte por qualquer causa e por causa cardiovascular. O estudo populacional brasileiro sobre disfunção tireoidiana denominado internacionalmente como "The Japanese Brazilian Thyroid Study" recebeu auxílio integral para financiamento da pesquisa pela FAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo e já resultou em outras três publicações em revistas de alto impacto, como Europeana Journal of Endocrinology, Thyroid e JAMA.

A publicação está disponível na revista “Archives of Internal Medicine” e pode ser acessada [online] através do link http://ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22529182

Encontro Brasileiro de Tireoide

A Disciplina de endocrinologia da FAMEMA participou ativamente do XV EBT - Encontro Brasileiro de Tireoide, realizado em Natal, de 30 de abril a 02 de maio. A disciplina apresentou 4 trabalhos científicos realizados na FAMEMA sob orientação do Professor Sgarbi, chefe da disciplina de Endocrinologia. Três trabalhos foram apresentados pela Dra. Ana Carolina Gody, professora assistente de ensino da FAMEMA, e outro, pela Dra. Cláudia Morato, médica residente. Entre os trabalhos apresentados pela Dra. Ana Carolina, dois foram selecionados para apresentação oral, sendo que um deles faz parte do seu projeto de mestrado sob orientação do Professor Sgarbi, a ser defendido no final de julho na Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Trata-se de um estudo sobre a história natural do hipertiroidismo subclínico, em uma corte de 98 pacientes seguidos por período médio de 52 meses.

No encontro, o Professor Sgarbi ainda participou como palestrante do tema “Hipotiroidismo subclínico e a síndrome metabólica - há algo em comum?”, foi membro da comissão científica que organizou toda a programação científica do evento e membro da comissão julgadora do melhor trabalho clínico jovem investigador.

Professor Dr. José Sgarbi

Assessoria de Imprensa 
Jornalista Carlos Cesar (Mtb. 32.550) 
(14) 3402-1819

 

voltar


 
Ouvidoria | Mapa do Site | Expediente | Cadastro | Webmail

Famema - Faculdade de Medicina de Marília
Av. Monte Carmelo, 800 CEP 17519-030 Marília - S.P. Tel.(14) 3402-1744 Fax. (14) 3413-2594
Copyright - 2003-2013 – Famema - Marilia-SP – Todos os direitos reservados - atualizado pelo NTI