Faculdade de Medicina de Marília: Disciplina de Embriologia Humana

 
   
 
 
 
 

Clivagem

É um processo biológico desencadeado pela fecundação que se manifesta através de sucessivas mitoses dividindo o ovo, uma única célula, em células menores ou blastômeros, formando uma estrutura pluricelular. A clivagem varia com o tipo de ovo e o ovo se caracteriza pela quantidade de vitelo presente.

Para o estudo da clivagem, você deverá ter em mãos uma lâmina de embrião de ouriço-do-mar.

1) Embriões de ouriço-do-mar (Tipo de ovo - Oligolécito; Tipo de clivagem: holoblástica igual)

Inicialmente use a objetiva de menor aumento para encontrar o campo a ser observado, local onde há uma concentração maior das estruturas. Mude para a objetiva de aumento médio e passe a identificar:

1) Estruturas que possuem uma constituição homogênia, os ovos ou zigotos.

2. Analise os estágios de 2 células, 4 células, 8 células. Compare o zigoto com outro estagio mais adiantado e verifique como o tamanho total da célula ovo manteve-se quase idêntico ao do estágio segmentado, e como os blastômeros resultantes da clivagem nos diferentes estágios guardam proporções iguais.

3) Com esta mesma objetiva, procure uma estrutura constituída de várias células compactadas em uma esfera. A partir de 16 blastômeros o embrião é considerado MÓRULA.

4) Identifique agora, uma estrutura que possua uma borda mais escura. O centro desta estrutura apresenta-se mais claro, indicando que ela é constituída de uma camada celular externa que encerra uma cavidade. A camada celular chama-se Blastoderme e a cavidade, Blastocele. A estrutura é a BLÁSTULA.

5) Observe agora, estruturas que possuem uma formação tubular no centro da esfera. Aconteceu uma invaginação num dos polos da blástula, em direção ao polo oposto. Formou-se assim, uma nova cavidade no interior da blastocele, limitada pela parede epitelial que invaginou. Esta nova cavidade é o Arquênteron, o qual se comunica com o meio externo por uma abertura denominada Blastóporo. Esta estrutura é a GÁSTRULA.

   
  Zigotos, estágio com dois blastômeros (200X).   Estágio com dois blastômeros (400X).
   
Estágio com dois e quatro blastômeros (400X).   Estágios com dois, quatro e oito blastômeros (200X).   Estágios com quatro blastômeros e mórulas (200X).
   
Estágios com mórulas e blástulas (200X).   Estágios de zigotos, quatro blastômeros, blástula e gástrula (200X).   Estágios de blástulas(400X).
   
Estágios de zigoto e blástula(400X).   Estágio de gástrula(400X).   Diferentes estágios de desenvolvimento(100X).
 
Mórulas e Pluteus(200X)   Diferentes estágios de desenvolvimento(200X).