Faculdade de Medicina de Marília: Disciplina de Embriologia Humana

 
   
 
 
 
 

Sistema Cardiovascular

   
Corte transversal de embrião de galinha de 33 horas, ilustrando os arcos aórticos, ventrais ao mesencéfalo   Corte transversal de embrião de galinha de 33 horas, ilustrando as aortas dorsais e ventrais. As aortas ventrais irão se fundir e formar o tubo endocárdico único   Corte transversal de embrião de galinha de 33 horas, evidenciando o tubo endocárdico único, envolto no celoma (futura cavidade pericárdica)
   
Corte transversal de embrião de galinha de 33 horas, enfatizando a aorta dorsal e veia vitelina, na região do intestino médio   Corte transversal de embrião de galinha de 33 horas, com ênfase na aorta dorsal e veia vitelina.     Montagem total de embrião de galinha de 33 horas, detalhando o tubo endocárdico único e o corno esquerdo do seio venoso. Observe que o tubo endocárdico único está deslocado para a direita, devido ao desaparecimento do mesocárdio ventral e crescimento do tubo cardíaco único
   
Corte transversal de embrião de galinha de 48 horas, evidenciando as aortas dorsais.   Corte transversal de embrião de galinha de 48 horas, evidenciando a aorta dorsal fundida.   Montagem Total de embrião de galinha de 48 horas, evidenciando o coração primitivo.
   
Corte sagital de embrião de galinha de 72h em que podem ser observados as câmaras cardíacas, a aorta descendente e o tronco arterioso.   Corte sagital de embrião de galinha de 72h em que podem ser observados a aorta descendente e o tronco arterioso.   Corte transversal de embrião de galinha de 72h em que pode ser observada a veia cardinal.
   
Corte transversal de embrião de galinha de 72h em que pode ser observadas as veias cardinais bilateralmente.   Nesse corte transversal de embrião de galinha de 72h pode ser observada a mesma veia cardinal seccionada em dois pontos anatômicos   Nesse corte transversal de embrião de galinha de 72h é possível observar a aorta dorsal, a veia cardinal anterior, o átrio, o bulbo cardíaco e o ventrículo. Repare na posição que essas estruturas ocupam no corpo do embrião, fazendo uma analogia com o corpo do adulto.
   
Corte transversal de embrião de galinha de 72h em que podem ser vistos o ventrículo, a veia cardinal posterior e a aorta dorsal. Note que nesse corte já não é possível observar o bulbo cardíaco nem o átrio.   Nesse corte transversal de embrião de galinha de 72h é possível observar a aorta dorsal, a veia cardinal posterior, o átrio, o bulbo cardíaco e o seio venoso. Observe atentamente essas estruturas, note que nesse corte é possível observar o bulbo cardíaco e o átrio fundidos.   Corte transversal de embrião de galinha de 72h mostrando o ventrículo e seio venoso.
   
Montagem total de embrião de galinha de 72h evidenciando câmara cardíaca.   Montagem total de embrião de galinha de 72h mostrando átrio e ventrículo   Corte Sagital de Embrião de Galinha de 96h evidenciando aorta descendente
Corte Transversal de Embrião de Galinha de 6 dias - nível de medula espinhal. Destaque para aorta dorsal contendo sangue em seu interior.