O Caminho do doador

Todo candidato à doação de sangue passa por diversos setores antes da coleta do sangue; que são:
Em cada setor, o candidato à doação receberá um atendimento diferente, porém, sempre lhe será explicado o porque do procedimento a se realizar, de forma que não fiquem dúvidas. Todo o material utilizado pelo Hemocentro da FAMEMA é estéril e descartável (usa-se uma vez e depois é desprezado).

O atendimento ao doador segue o seguinte fluxo:

 

Cadastro - dados de identificação do doador, endereços para contato.

Orientação - oportunidade para o doador esclarecer suas dúvidas sobre o procedimento.

Pré-triagem - Verificação de pressão arterial, temperatura, pulso, peso, dosagem de hematócrito (teste de anemia).
Triagem - a entrevista é totalmente confidencial, onde é verificado se existe alguma contra-indicação à doação, protegendo assim o próprio candidato e o paciente que receberá o sangue. Para isso, é fundamental que as informações prestadas sejam verdadeiras.
Coleta - Procedimento realizado por profissionais treinados e dentro de padrões técnicos.
Lanche - Visa iniciar a reposição do volume sanguíneo retirado, bem como, permitir a observação do doador após a coleta, diminuindo as chances de reações à doação.

Todo o sangue coletado será submetido a exames de sorologias obrigatórios determinados pela Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA -
RDC nº. 343, de 17 de janeiro de 2003.

Os resultados dos exames realizados poderão ser retirados no Hemocentro pelo próprio doador, se a doação for realizada por coleta externa o resultado será enviado através do correio. No caso de resultados alterados, o doador será comunicado via correio.

Por limitação das técnicas utilizadas, podem ocorrer resultados alterados, sem que necessariamente signifiquem doenças, que serão posteriormente reavaliados e esclarecidos.

Lembre-se: A manutenção de estoques seguros de sangue para atendimento de pacientes, é responsabiliade de todos.
Doe sangue regularmente !