O Caminho do Sangue

A Hemoterapia constitui hoje uma nova especialidade da medicina. Foi-se o tempo dos “Bancos de Sangue”, quando apenas se faziam transfusões de sangue total, que salvavam muitas vidas, é certo, mas podiam causar efeitos secundários danosos.
Graças ao melhor conhecimento dos componentes do sangue e os avanços da tecnologia, chegamos a hemoterapia seletiva, que faz uso racional dos vários elementos do sangue em função de indicações clínicas específicas.
A preservação clássica de uma unidade de sangue total é um desperdício de componentes e fonte de efeitos indesejáveis.

É necessário então, separar os componentes do sangue, isto é, fracioná-los e preservá-los, adequadamente. Desta forma, atende-se melhor as necessidades terapêuticas, transfundindo apenas o componente desejado, na maior concentração e no menor volume. Esta conduta evita desperdícios e multiplica o valor de uma doação, pois de uma unidade de sangue doado pode-se preparar cinco ou mais produtos, atendendo desta forma a cinco ou mais pacientes.
Por estas razões a hemoterapia deve ser, e hoje é seletiva.

Produtos que compõem o sangue:

  • CONCENTRADO DE HEMÁCIAS: Parte do sangue que contém os Glóbulos Vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio para todo o corpo. É indicado para as correções de anemias, em grandes hemorragias e cirurgias. Estocadas em geladeiras de 2º a 6ºC, têm validade de 30 dias em média.

  • CONCENTRADO DE PLAQUETAS: Parte sólida do sangue, que tem a função de contribuir na coagulação do sangue, são utilizadas nos pacientes com Leucemias. Estocadas em temperatura de 20º a 24ºC , sob agitação constante tem validade de 5 dias.
  • PLASMA: Parte liquida do sangue, é rico em fatores de coagulação, tem a função de fazer o transporte de sais minerais, proteínas e vitaminas para todas as partes do corpo, e repor os fatores de coagulação. É utilizado nas grandes hemorragias, nos pacientes com doenças hepáticas, nas cirurgias e em pacientes queimados. Estocado a 20ºC negativos tem validade de 1 ano.
  • CRIOPRECIPITADO: É um hemocomponente que deve ser administrado na prevenção ou tratamento de hemorragias devido a deficiência ou disfunção do fibrinogênio, na deficiência de fator XIII, na doença de Von Willebrand e em complicações obstétricas.