Diretorias

    Diretoria Geral

    Diretor Geral
     

    Prof. Dr. Valdeir Fagundes de Queiroz
    Gestão 2021-2025
    E-mail: dirgeral@famema.sp.gov.br

    Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília - Famema (1973). Pós-graduado em Residência Médica pela Famema (1976). Pós-graduação – Mestrado (1989) e Doutorado (1994) na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. MBA em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas (2005). Docente da disciplina de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva da Famema. Diretor Técnico do Hospital das Clínicas II - Unidade Materno Infantil da Faculdade de Medicina de Marília por 10 anos. Foi Diretor Clínico da Santa Casa de Marília de 2006 a abril de 2018. Presidente do Comitê de Ética de Pesquisa em Seres Humanos da Famema, de 2008 a 2017. Ingressou no Rotary, em agosto de 1981, como Associado Fundador do Rotary Clube de Marília de Dirceu com a classificação de Medicina. Foi Presidente do clube nos anos rotários 1993/94 e 1998/99. Foi Governador do Rotary no ano rotário 2000/01. Recebeu o título “Profissional do Ano”, concedido pelo Rotary Club de Marília Pioneiro, em 2021. É autor do livro Protocolo Rotário, 2000.

    O Diretor Geral tem por atribuição: dirigir, administrar e representar a Famema em juízo e fora dele; dar posse ao Vice-Diretor Geral, Diretor de Graduação, Diretor de Pós-Graduação, Diretor de Extensão, Superintendente do Hospital de Clínicas, Diretor Administrativo; convocar e presidir as sessões da Congregação; responsabilizar-se pela elaboração da proposta orçamentária e submetê-la à Congregação; autorizar a abertura de licitação, homologar os resultados, bem como firmar os respectivos contratos; ordenar o empenho de verbas orçamentárias e autorizar os respectivos pagamentos; autorizar despesas e adiantamentos; submeter à Congregação o balancete mensal de todos os recursos da Famema; autorizar a abertura de concurso público para o preenchimento das vagas existentes, admitindo pessoal de acordo com a disponibilidade de recursos orçamentários; dar posse, conceder licença, distribuir, transferir e dispensar pessoal docente, técnico e administrativo, ouvidos os órgãos competentes; exercer o poder disciplinar; conferir grau, assinar diplomas, títulos e certificados expedidos pela Famema; apresentar, anualmente, à Congregação, relatório das atividades da Famema; firmar convênios, ouvida a Congregação; delegar competências; cumprir e fazer cumprir a legislação em vigor, o Estatuto e o Regimento; designar servidores para responder pelas funções de assessoramento, coordenação, direção, chefia e encarregatura, conforme estabelecido no Regimento; desempenhar outras atividades não especificadas no Estatuto e no Regimento, mas inerentes à função, de acordo com a legislação vigente.

    Vice-Diretor Geral:

    Profa. Dra. Haydée Maria Moreira
    Gestão 2021-2025
    E-mail: vice-diretorageralfamema@gmail.com

    • Assessoria de Arquitetura
    • Assessoria de Imprenssa
    • Assessoria Jurídica
    • Núcleo de Avaliação
    • Núcleo de Educação Pernamente
    • Núcleo de Epidemiologia Clínica
    • Núcleo de Medicina Baseada em Evidências
    • Núcleo Técnico de Informações - NTI

    Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências e Letras de Guarulhos (1974).

    Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (1994). Doutorado em Ciências Biológicas Zoologia Sub Área Fisiologia B pela Unesp (2000). Docente da disciplina de Fisiologia e Biofísica da Faculdade de Medicina de Marília - Famema. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Pesquisa Experimental na Área de Homeopatia, atuando principalmente nos seguintes temas: homeopatia, chumbo, intoxicação, avaliação e saturnismo. Participante do Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do Sinaes (BaSis), como Avaliador de Curso de Graduação e Avaliador Institucional. Membro do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq) como Líder do Grupo de Pesquisa - Utilização de substâncias altamente diluídas (Homeopatia) em modelos experimentais, Grupo Certificado pela Instituição - Famema. Diretora de pesquisas básicas do Instituto FAO do Brasil - UFRJ - Rio de Janeiro e Coordenadora do SAEME pela Faculdade de Medicina de Marília. Coordenadora de todos os processos de avaliação internos e externos da Famema.

    O Vice-Diretor Geral substituí o Diretor Geral em seus impedimentos, bem como, exercem as mesmas atribuições.


    Chefia de Gabinete

    Chefe de Gabinete:

    Profa. Dra. Ieda Francischetti
    Gestão 2021-2025
    E-mail: chefedegabinete@famema.sp.gov.br

    Graduação em Medicina na Faculdade de Medicina de Marília - Famema (1990). Docente na graduação e pós-graduação da Famema nas áreas de semiologia e educação médica. Pós-doutorado em Educação Médica pela Charité-Universitätsmedizin Berlin. Ocupou diferentes cargos na gestão acadêmica em medicina onde acumula mais de 20 anos de experiência. É especialista em cirurgia geral e cirurgia torácica. Possui mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista – UNESP, em Bases Gerais da Cirurgia e Cirurgia Experimental. Participou de projetos de pesquisa em 1992-1994, 1998-2000 e 2006-2008 nas universidades Johann Wolfgang Goethe Universität (Frankfurt - Alemanha) e Albert Ludwigs Universität (Freiburg - Alemanha). Em Cirurgia Experimental, atuou principalmente nos seguintes temas: perfusão pulmonar, isquemia-reperfusão de órgãos e transplante pulmonar. http://lattes.cnpq.br/5007661107081682

    A Chefia de Gabinete tem por atribuição: assessorar a Direção na gerência da Famema; elaborar e monitorar a agenda do Diretor Geral; examinar e despachar o expediente do Diretor Geral e outras demandas; conceder audiências e manter contatos com a comunidade; desempenhar outras funções que lhe forem atribuídas.


    Diretoria Administrativa

    Diretor Administrativo da Famema:

    Prof. Dr. Luis Carlos de Paula e Silva
    Gestão 2021-2025
    E-mail: diradm@famema.br

    • Comunicações (PABX)
    • Divisão de Finanças (Contabilidade Geral e Finanças)
    • Divisão de Materiais (Seção de Compras, Serviço de Almoxarifado, Setores de Recebimento, Gráfica e Patrimônio)
    • Divisão de Recursos Humanos (Controle de pessoal, Recrutamento e seleção, Avaliação de desempenho e Serviço social do trabalho, SESMT e CCI)
    • Expediente
    • Manuteção (Engenharia Clínica, Elétrico-Eletrônica e Predial)
    • Transporte
    • Vigilância e Jardinagem
    • Zeladoria e Portaria

    Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília - Famema (1988). Especialização em Enfermagem em UTI pela Universidade do Sagrado Coração (1993). Aperfeiçoamento em Gestão em Saúde pela Fundação Osvaldo Cruz (1999). Especialização em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde pela Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha (2000). Consultor do Ministério da Saúde para o Programa Centros Colaboradores para a Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar (2000 a 2002). Diretor do Serviço de Enfermagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (2004). Especialização em Ações de Saúde Baseadas em Evidências pela Famema, Mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Botucatu (2009). Orientador do Curso de Especialização em Saúde da Família da UNIFESP (2013). Doutorado em Saúde Coletiva pela UNESP/Botucatu (2014). Diretor do Departamento Regional de Saúde - DRS IX - Marília (2013 a 2017). Diretor Administrativo da Faculdade de Medicina de Marília - Famema (2017 a 2023). Preceptor do Curso de Residência Multiprofissional da Famema (2022). Cursando Especialização em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde pelo Ministério da Saúde (2023). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Ensino em Saúde da Famema (2022). Professor orientador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq (2023).

    A Diretoria Administrativa tem por atribuição planejar, coordenar, controlar e orientar as atividades de sua área: recursos humanos; finanças e contabilidade; material e patrimônio; atividades gerais; e demais atividades de administração que lhe forem atribuídas ou delegadas.


    Diretoria de Graduação

    Diretor de Graduação da Famema:

    Prof. Dr. Carlos Alberto Lazarini
    Gestão 2021-2025
    E-mail: dirgrad@famema.br

    • Avaliação
    • Biblioteca
    • Capacitação Docente
    • Curso de Enfermagem
    • Curso de Medicina
    • Laboratórios de Aprendizagem
      • Laboratório de Informática
      • Laboratório de Habilidades Profissionais
      • Laboratório de Morfo-funcional
    • Secretaria Geral

    Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade do Sagrado Coração - USC – Bauru. Especialização em Educação para as Profissões da Saúde pela Universidade Federal do Ceará, Fortaleza - CE, em parceria com a Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (FAIMER®). Mestrado em Ciências Biológicas, área de Farmacologia pela Unesp - Botucatu, SP. Doutorado em Ciências, área de Farmacologia pela USP – São Paulo - SP. Professor Titular da Famema com experiência na área de pesquisa em Farmacoepidemiologia e na área de Educação em Saúde, principalmente em relação à capacitação docente em metodologias ativas de ensino aprendizagem e em desenvolvimento docente de profissionais da área da saúde. Docente orientador do Programa de Pós-graduação Strictu sensu Saúde e Envelhecimento, nível mestrado, da Faculdade de Medicina de Marília – Famema. Avaliador do SAEME – Sistema de Avaliação das Escolas Médicas – CFM.

    O Diretor de Graduação tem por atribuição: coordenar, orientar e supervisionar as atividades da Graduação; administrar e representar a Diretoria de Graduação; integrar a Câmara de Graduação e a Congregação; zelar pela fiel execução dos programas curriculares e propor medidas concernentes à melhoria do ensino-aprendizagem; promover reuniões, seminários, encontros científicos e culturais e o intercâmbio com outras entidades congêneres; coordenar e controlar a aplicação de recursos colocados à disposição da Diretoria; solicitar admissão de pessoal, observado o quadro próprio e as disposições estatutárias e regimentais pertinentes; orientar e fiscalizar a execução dos respectivos planos e programas; autorizar pedidos de compras de materiais para fins acadêmicos da Graduação; observar e fazer cumprir as exigências do Ministério da Educação e do Desporto (MEC) e do Conselho Estadual de Educação (CEE); encaminhar ao Diretor Geral para aprovação: plano de ensino-aprendizagem, pesquisa e atenção à saúde e extensão; calendário escolar; alterações curriculares; número de vagas e programa geral de atividades; elaborar, anualmente, relatório de atividades da Graduação e encaminhar ao Diretor Geral; praticar todos os atos pertinentes à administração escolar; desempenhar outras funções que lhe forem atribuídas.


    Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

    Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa e Extensão da Famema:

    Prof. Dr. Osni Lázaro Pinheiro
    Gestão 2021-2025
    E-mail: dirpos@famema.br

    Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade do Sagrado Coração (1990). Especialização em Farmacologia pela Universidade Sagrado Coração (1991-1992). Mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Doutorado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Professor da Faculdade de Medicina de Marília, Famema, na Disciplina de Farmacologia e Terapêutica Experimental (desde 1995). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde – Mestrado Profissional da Famema (2011-2021).

    O Diretor de Pós-Graduação tem por atribuição: coordenar, orientar e supervisionar as atividades da Pós-Graduação; integrar a Câmara de Pós-Graduação e a Congregação; manter intercâmbio com outras entidades congêneres; promover eventos de interesse da Pós-Graduação; coordenar e controlar a aplicação de recursos colocados à disposição da Diretoria; solicitar admissão de pessoal, observado o quadro próprio e as disposições estatutárias e regimentais pertinentes; autorizar pedidos de compras de materiais para fins acadêmicos da Pós-Graduação; observar e fazer cumprir legislação específica da Pós-Graduação; praticar todos os atos atinentes à administração escolar da sua competência; criar mecanismos que estimulem e facilitem o corpo docente a participar dos Cursos de Pós-Graduação, na própria Famema ou fora dela; encaminhar ao Diretor Geral, para aprovação, os planos dos cursos de pós-graduação; elaborar, anualmente, relatório de atividades da pós-graduação; desempenhar outras funções que lhe forem atribuídas.


    Diretoria da Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília

    • José Carlos Nardi – Presidente

    • Wanderley de Souza Moura – Vice-Presidente

    • Pedro Marco Karan Barbosa – Secretário

    • Sr. José Luís Assuíno – Tesoureiro



    FAMAR

    • Diretora Presidente:
      Sra. Eloísa Helena Martinez Capel Gelsi

    • Diretor Administrativo:
      -

      Diretora Tesoureira:

    • Sra. Viviane Priscila Borges Barbosa


    HCFamema

    • Superintendente: Dra. Paloma Aparecida Libanio Nunes