2022
Publicados
Artigo Publicado “Time of clerkship rotations' interruption during COVID-19 and differences on Progress Test's scores“ na REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA. 68 (10); 2022; https://doi.org/10.1590/1806-9282.20220657. Autores: Pedro Tadao Hamamoto Filho , Júlio César Moriguti , Zilda Maria Tosta Ribeiro , Leandro Diehl , Ricardo Dantas Lopes, Ubiratan Cardinalli Adler, Alba Regina de Abreu Lima, Rodrigo Cardoso de Oliveira, Maria Cristina de Andrade, Angélica Maria Bicudo.
Artigo Publicado “Percepção dos alunos sobre as forças e fraquezas da aprendizagem no Internato Médico“ no Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade JCR, v. 15, p. 156-163, 2022; https://doi.org/10.1590/1806-9282.20220657. Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa, Haydée Maria Moreira, Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli, Magali Aparecida Alves de Moraes, Silvia Franco da Rocha Tonhom.
Publicação em anais
Trabalho entitulado “FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: A SIMULAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO”, publicação online nos anais do 1º Congresso Internacional Interdisciplinar Sobre Políticas Públicas de Saúde – CINPSUS, realizado na cidade de Petrolina-PE no período de 18 a 19 de junho de 2021. ISBN: 978-65-88648-61-2 (Livro Digital)
Autores: Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli, Magali Aparecida Alves de Moraes, Silvia Franco da Rocha Tonhom.
2021
Publicados
Capitulo de livro publicado e apresentado no CINPSUS 2021; livro E_book “ International Handbook for the Advancement of Public Health Policies – Education and Professional Training in Health” - volume 3 Editores: Ramon Missias-Moreira, Clarinda Festas, Cristina Prudêncio (organizadores) – Porto, Portugal: Publicações ESS, 2021. 540 p. Bibliografia. ISBN: 978-989-9045-20-0; Capítulo “FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: A SIMULAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO” Autores: Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli, Magali Aparecida Alves de Moraes, Silvia Franco da Rocha Tonhom.
2020
Publicados
Capitulo de livro publicado e apresentado no CIAIQ 2020;“INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO: AVANÇOS E DESAFIOS”ISSN: 2184-7770
ISBN: 978-989-54759-1-9; Editores: Susana Oliveira e Sá, Fábio Freitas, Paulo Castro, Mercedes González Sanmamed António Pedro Costa v. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios Capítulo “FORMAÇÃO MÉDICA: AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O INTERNATO” Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa; Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli; Magali Aparecida Alves de Moraes; Silvia Franco da Rocha Tonhom; Osni Lázaro Pinheiro; Haydée Maria Moreira.
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.564-574
2020
Publicados
Capitulo de livro publicado e apresentado no CIAIQ 2020;“INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO: AVANÇOS E DESAFIOS”ISSN: 2184-7770
ISBN: 978-989-54759-1-9; Editores: Susana Oliveira e Sá, Fábio Freitas, Paulo Castro, Mercedes González Sanmamed António Pedro Costa v. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios Capítulo“ELABORAÇÃO DE JOGO EDUCACIONAL NA FARMACOLOGIA: A VALIDAÇÃO POR ESPECIALISTAS“ Autores Karla Meira Castro Zepponi; Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli; Osni Lázaro Pinheiro.
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.476-489
2019
Publicados
Artigo publicado na Revista do Congresso CIAIQ2019: “O Desafio da Avaliação no Internato da Medicina.” Autores: Haydée Maria Moreira, Elza de Fátima Ribeiro Higa, Luzmarina Ap. Doretto Braccialli, Magali Ap. Alves de Moraes, Sílvia Franco da Rocha Tonhom e Osni Lázaro Pinheiro https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ2019/article/view/2190
2018
Publicados
Artigo em periódicos
Artigo publicado “Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores” na Rev. Gaúcha Enferm. 2016 dez;37(4):e63782 doi: http://dx.doi.org/10,1590/1983-1447.2016.04.63782. Autores: Tonhom S.F.R., Moraes M.A.A., Pinheiro O.L.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-14472016000400412&script=sci_abstract
Artigo publicado “Simulação da prática profissional: uma estratégia de ensino e aprendizagem” na Revista Online Indagatio Didactica. v. 8, p. 69-80, 2016.. Autores: Magali Aparecida Alves de Moraes, Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Maria Cristina Guimarães da Costa, Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli e Cleber José Mazzoni. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/302
Artigo publicado: “Avaliação do processo e dos recursos educacionais na visão do estudante de medicina.” Atas CiaiQ 2017 – Revista Investigación Cualitativa em Educación/ Volume 1. Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa, Haydée Maria Moreira, Luzmarina Ap. Doretto Braccialli, Osni Lazaro Pinheiro, Sílvia Franco da Rocha Tonhom e Maria Helena Ribeiro de Carvalho.
https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1320
Artigo publicado: “Caminhos da avaliação da aprendizagem ativa: visão do estudante de medicina”. Revista Lusófona de Educação. Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa, Haydée Maria Moreira, Luzmarina Ap. Doretto Braccialli, Osni Lazaro Pinheiro, Sílvia Franco da Rocha Tonhom e Maria Helena Ribeiro de Carvalho.
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6441
Trabalhos Apresentados no COBEM 2018 pelo Grupo de Avaliação:
"Os desafios da aprendizagem no internato da Medicina" - (Haydée Maria Moreira; Elza de Fátima Ribeiro Higa; Magali Aparecida Alves de Moraes; Ana Paula Ceolotto Guimarães Amaral; Osni Lázaro Pinheiro e Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli).
"Recursos afetivos: validação de critérios para avaliação de desempenho de estudantes" - (Magali Aparecida Alves de Moraes; Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli; Sílvia Franco da Rocha Tonhom; Maria Cristina Guimarães Costa e Cleber José Mazzoni).
"Avaliação de recursos afetivos: percepção de professores e estudantes" - (Magali Aparecida Alves de Moraes; Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli, Maria Cristina Guimarães Costa e Cleber José Mazzoni).
2017
Publicados
Artigo em periódicos
Artigo publicado “Avaliação da aprendizagem ativa na graduação em saúde” na Revista San Gregório. Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa, Elane de Fátima Taipeiro, Maria Helena Ribeiro de Carvalho, Rinaldo Henrique Aguilar-da-Silva, Silvia Franco da Rocha Tonhom, Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner.
Artigo aceito para publicação “Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores” na Rev. Gaúcha Enferm. 2016 dez;37(4):e63782 doi: http://dx.doi.org/10,1590/1983-1447.2016.04.63782. Autores: Tonhom S.F.R., Moraes M.A.A., Pinheiro O.L.
Artigo aceito para publicação “Simulação da prática profissional: uma estratégia de ensino e aprendizagem” na Revista Online Indagatio Didactica. v. 8, p. 69-80, 2016.. Autores: Magali Aparecida Alves de Moraes, Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Maria Cristina Guimarães da Costa, Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli e Cleber José Mazzoni.
Del Antonio, A C F T; tonhom, S F R; Chirelli, M Q. Cuidado ao idoso na atenção básica: práticas de educação em saúde do fisioterapeuta. Revista Brasileira em Promoção de Saúde, 29 (suplemento), p. 5-15, 2016
2016
Publicados
Artigo publicado na edição suplementar da Revista Saúde em Redes, ISSN 2446 4813?, v.2 n.1, Suplemento, 2016 – Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida: “A visão do estudante no mundo do trabalho: avaliação da Unidade de Prática Profissional”. Autores: Maria Helena Ribeiro de Carvalho, Elane de Fátima Taipeiro, Elza de Fátima Ribeiro Higa, Rinaldo Henrique Aguilar da Silva, Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Osni Lázaro Pinheiro e Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner.
Artigo publicado na edição suplementar da Revista Saúde em Redes, ISSN 2446 4813?, v.2 n.1, Suplemento, 2016 – Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida: “Formação de professores para avaliação de atitudes”, Autores: TONHOM, S. F. R.; BRACCIALLI, L.A. D.; MORAES, M. A. A.; COSTA, M. C. G. ; MAZZONI, C. J.; SOARES, M. O. M.
Artigo publicado na Revista da Avaliação da Educação Superior – Vol. 21, n. 2, pp. 479 - 502 – Julho/2016. ISSN 1414-4077: "Avaliação da formação de enfermeiros: o reflexo dos métodos de ensino-aprendizagem e pressupostos curriculares na prática profissional". Autores: Anete Maria Francisco, Cássia Galli Hamamoto, Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner, Maria Cristina Guimarães da Costa.
Artigo publicado na Revista Online Indagatio Didactica vol.7 (3), dezembro 2015. ISSN: 1647-3582: “Percepções de estudantes e de professores sobre uma unidade educacional em um curso de medicina e de enfermagem”. Autores: Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Magali Ap. Alves de Moraes, Maria Cristina Guimarães da Costa, Cássia Galli Hamamoto, Luzmarina Ap. Doretto Braccialli e Osni Lazaro Pinheiro.
Artigo em periódicos
Artigo “Avaliação do processo pedagógico em metodologia de aprendizagem ativa” publicado nas Atas CIAIQ2016 – Investigação Qualitativa em Educação/Volume 1. Autores: Aguilar da Silva, Rinaldo Henrique; HIGA, E.F.R.; TAIPEIRO, E.F.; CARVALHO, M. H. R.; TONHOM, S. F. R.; HAFNER, M. L. M. B.
Artigo “Unidade Educacional Sistematizada na formação do enfermeiro” publicado na Revista online de investigaciones UNAD, v. 15, n. 1, Enero – junio, 2016. Bogotá/Colômbia. INSS da revista: 0124 793X. Autores: HIGA, E.F.R.; TAIPEIRO, E. F.; CARVALHO, M. H. R.; PINHEIRO, O. L.; TONHOM, S. F. R.; HAFNER, M. L. M. B.
Artigo indicado para publicação “Avaliação da aprendizagem ativa na graduação em saúde” na Revista San Gregório. Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa, Elane de Fátima Taipeiro, Maria Helena Ribeiro de Carvalho, Rinaldo Henrique Aguilar-da-Silva, Silvia Franco da Rocha Tonhom, Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner.
Artigo aceito para publicação “Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores” na Rev. Gaúcha Enferm. 2016 dez;37(4):e63782 doi: http://dx.doi.org/10,1590/1983-1447.2016.04.63782. Autores: Tonhom S.F.R., Moraes M.A.A., Pinheiro O.L.
Artigo aceito para publicação “Simulação da prática profissional: uma estratégia de ensino e aprendizagem” na Revista Online Indagatio Didactica. Autores: Magali Aparecida Alves de Moraes, Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Maria Cristina Guimarães da Costa, Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli e Cleber José Mazzoni.
Trabalho em anais
Trabalho entitulado “Simulação da prática profissional: incorporação no processo de ensino e aprendizagem e na pesquisa qualitativa”, publicação online nos anais do 5ª Congresso Ibero-Americado em Investigação Qualitativa, 1º International Symposiun on Qualitative Research, realizado na cidade do Porto/Portugal no período de 12 a 14 de junho de 2016. Autores: MORAES, M. A. A.; TONHOM, S. F. R.; COSTA, M. C. G. ; BRACCIALLI, L. A. D. ; MAZONI, C. J.
2015
2014
2013