Trabalhos Publicados

2022
Publicados

Artigo Publicado Time of clerkship rotations' interruption during COVID-19 and differences on Progress Test's scores“ na REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA. 68 (10); 2022; https://doi.org/10.1590/1806-9282.20220657. Autores: Pedro Tadao Hamamoto Filho , Júlio César Moriguti , Zilda Maria Tosta Ribeiro , Leandro Diehl , Ricardo Dantas Lopes, Ubiratan Cardinalli Adler, Alba Regina de Abreu Lima, Rodrigo Cardoso de Oliveira, Maria Cristina de Andrade, Angélica Maria Bicudo.

Artigo Publicado Percepção dos alunos sobre as forças e fraquezas da aprendizagem no Internato Médico“ no Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade JCR, v. 15, p. 156-163, 2022; https://doi.org/10.1590/1806-9282.20220657. Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa, Haydée Maria Moreira, Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli, Magali Aparecida Alves de Moraes, Silvia Franco da Rocha Tonhom.


Publicação em anais

Trabalho entitulado “FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: A SIMULAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO”, publicação online nos anais do 1º Congresso Internacional Interdisciplinar Sobre Políticas Públicas de Saúde – CINPSUS, realizado na cidade de Petrolina-PE no período de 18 a 19 de junho de 2021. ISBN: 978-65-88648-61-2 (Livro Digital) Autores: Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli, Magali Aparecida Alves de Moraes, Silvia Franco da Rocha Tonhom.

2021
Publicados

Capitulo de livro publicado e apresentado no CINPSUS 2021; livro E_book “ International Handbook for the Advancement of Public Health Policies – Education and Professional Training in Health” - volume 3 Editores: Ramon Missias-Moreira, Clarinda Festas, Cristina Prudêncio (organizadores) – Porto, Portugal: Publicações ESS, 2021. 540 p. Bibliografia. ISBN: 978-989-9045-20-0; Capítulo “FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: A SIMULAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO” Autores: Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli, Magali Aparecida Alves de Moraes, Silvia Franco da Rocha Tonhom.

2020
Publicados

Capitulo de livro publicado e apresentado no CIAIQ 2020;“INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO: AVANÇOS E DESAFIOS”ISSN: 2184-7770
ISBN: 978-989-54759-1-9; Editores: Susana Oliveira e Sá, Fábio Freitas, Paulo Castro, Mercedes González Sanmamed António Pedro Costa v. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios Capítulo “FORMAÇÃO MÉDICA: AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O INTERNATO” Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa; Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli; Magali Aparecida Alves de Moraes; Silvia Franco da Rocha Tonhom; Osni Lázaro Pinheiro; Haydée Maria Moreira.
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.564-574

2020
Publicados

Capitulo de livro publicado e apresentado no CIAIQ 2020;“INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO: AVANÇOS E DESAFIOS”ISSN: 2184-7770
ISBN: 978-989-54759-1-9; Editores: Susana Oliveira e Sá, Fábio Freitas, Paulo Castro, Mercedes González Sanmamed António Pedro Costa v. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios Capítulo“ELABORAÇÃO DE JOGO EDUCACIONAL NA FARMACOLOGIA: A VALIDAÇÃO POR ESPECIALISTAS“ Autores Karla Meira Castro Zepponi; Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli; Osni Lázaro Pinheiro.
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.476-489

2019
Publicados

Artigo publicado na Revista do Congresso CIAIQ2019: “O Desafio da Avaliação no Internato da Medicina.” Autores: Haydée Maria Moreira, Elza de Fátima Ribeiro Higa, Luzmarina Ap. Doretto Braccialli, Magali Ap. Alves de Moraes, Sílvia Franco da Rocha Tonhom e Osni Lázaro Pinheiro https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ2019/article/view/2190

2018
Publicados
Artigo em periódicos

Artigo publicado “Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores” na Rev. Gaúcha Enferm. 2016 dez;37(4):e63782 doi: http://dx.doi.org/10,1590/1983-1447.2016.04.63782. Autores: Tonhom S.F.R., Moraes M.A.A., Pinheiro O.L.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-14472016000400412&script=sci_abstract
Artigo publicado “Simulação da prática profissional: uma estratégia de ensino e aprendizagem” na Revista Online Indagatio Didactica. v. 8, p. 69-80, 2016..  Autores: Magali Aparecida Alves de Moraes, Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Maria Cristina Guimarães da Costa, Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli e Cleber José Mazzoni. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/302

Artigo publicado: “Avaliação do processo e dos recursos educacionais na visão do estudante de medicina.” Atas CiaiQ 2017 – Revista Investigación Cualitativa em Educación/ Volume 1. Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa, Haydée Maria Moreira, Luzmarina Ap. Doretto Braccialli, Osni Lazaro Pinheiro, Sílvia Franco da Rocha Tonhom e Maria Helena Ribeiro de Carvalho.
https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1320

 

Artigo publicado: “Caminhos da avaliação da aprendizagem ativa: visão do estudante de medicina”. Revista Lusófona de Educação. Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa, Haydée Maria Moreira, Luzmarina Ap. Doretto Braccialli, Osni Lazaro Pinheiro, Sílvia Franco da Rocha Tonhom e Maria Helena Ribeiro de Carvalho.
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6441

Trabalhos Apresentados no COBEM 2018 pelo Grupo de Avaliação:

"Os desafios da aprendizagem no internato da Medicina" - (Haydée Maria Moreira; Elza de Fátima Ribeiro Higa; Magali Aparecida Alves de Moraes; Ana Paula Ceolotto Guimarães Amaral; Osni Lázaro Pinheiro e Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli).

"Recursos afetivos: validação de critérios para avaliação de desempenho de estudantes" - (Magali Aparecida Alves de Moraes; Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli; Sílvia Franco da Rocha Tonhom; Maria Cristina Guimarães Costa e Cleber José Mazzoni).

"Avaliação de recursos afetivos: percepção de professores e estudantes" - (Magali Aparecida Alves de Moraes; Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli, Maria Cristina Guimarães Costa e Cleber José Mazzoni).

 

2017
Publicados
Artigo em periódicos
Artigo publicado “Avaliação da aprendizagem ativa na graduação em saúde” na Revista San Gregório. Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa, Elane de Fátima Taipeiro, Maria Helena Ribeiro de Carvalho, Rinaldo Henrique Aguilar-da-Silva, Silvia Franco da Rocha Tonhom, Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner.

Artigo aceito para publicação “Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores” na Rev. Gaúcha Enferm. 2016 dez;37(4):e63782 doi: http://dx.doi.org/10,1590/1983-1447.2016.04.63782. Autores: Tonhom S.F.R., Moraes M.A.A., Pinheiro O.L.

Artigo aceito para publicação “Simulação da prática profissional: uma estratégia de ensino e aprendizagem” na Revista Online Indagatio Didactica. v. 8, p. 69-80, 2016..  Autores: Magali Aparecida Alves de Moraes, Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Maria Cristina Guimarães da Costa, Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli e Cleber José Mazzoni.

Del Antonio, A C F T; tonhom, S F R; Chirelli, M Q. Cuidado ao idoso na atenção básica: práticas de educação em saúde do fisioterapeuta. Revista Brasileira em Promoção de Saúde, 29 (suplemento), p. 5-15, 2016

2016

Publicados
Artigo publicado na edição suplementar da Revista Saúde em Redes, ISSN 2446 4813?, v.2 n.1, Suplemento, 2016 – Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida: “A visão do estudante no mundo do trabalho: avaliação da Unidade de Prática Profissional”. Autores: Maria Helena Ribeiro de Carvalho, Elane de Fátima Taipeiro, Elza de Fátima Ribeiro Higa, Rinaldo Henrique Aguilar da Silva, Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Osni Lázaro Pinheiro e Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner.

Artigo publicado na edição suplementar da Revista Saúde em Redes, ISSN 2446 4813?, v.2 n.1, Suplemento, 2016 – Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida: “Formação de professores para avaliação de atitudes”, Autores: TONHOM, S. F. R.; BRACCIALLI, L.A. D.; MORAES, M.  A.  A.; COSTA, M. C. G. ; MAZZONI, C.  J.; SOARES, M. O. M.

Artigo publicado na Revista da Avaliação da Educação Superior – Vol. 21, n. 2, pp. 479 - 502 – Julho/2016. ISSN 1414-4077: "Avaliação da formação de enfermeiros: o reflexo dos métodos de ensino-aprendizagem e pressupostos curriculares na prática profissional". Autores: Anete Maria Francisco, Cássia Galli Hamamoto, Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner, Maria Cristina Guimarães da Costa.

Artigo publicado na Revista Online Indagatio Didactica vol.7 (3), dezembro 2015. ISSN: 1647-3582: “Percepções de estudantes e de professores sobre uma unidade educacional em um curso de medicina e de enfermagem”. Autores: Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Magali Ap. Alves de Moraes, Maria Cristina Guimarães da Costa, Cássia Galli Hamamoto, Luzmarina Ap. Doretto Braccialli e Osni Lazaro Pinheiro.

Artigo em periódicos
Artigo “Avaliação do processo pedagógico em metodologia de aprendizagem ativa” publicado nas Atas CIAIQ2016 – Investigação Qualitativa em Educação/Volume 1. Autores: Aguilar da Silva, Rinaldo Henrique; HIGA, E.F.R.; TAIPEIRO, E.F.; CARVALHO, M. H. R.;  TONHOM, S. F. R.; HAFNER, M. L. M. B.

Artigo “Unidade Educacional Sistematizada na formação do enfermeiro” publicado na Revista online de investigaciones UNAD, v. 15, n. 1, Enero – junio, 2016. Bogotá/Colômbia. INSS da revista: 0124 793X. Autores: HIGA, E.F.R.; TAIPEIRO, E. F.; CARVALHO, M. H. R.; PINHEIRO, O. L.; TONHOM, S. F. R.; HAFNER, M. L. M. B.

Artigo indicado para publicação “Avaliação da aprendizagem ativa na graduação em saúde” na Revista San Gregório. Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa, Elane de Fátima Taipeiro, Maria Helena Ribeiro de Carvalho, Rinaldo Henrique Aguilar-da-Silva, Silvia Franco da Rocha Tonhom, Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner.

Artigo aceito para publicação “Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores” na Rev. Gaúcha Enferm. 2016 dez;37(4):e63782 doi: http://dx.doi.org/10,1590/1983-1447.2016.04.63782. Autores: Tonhom S.F.R., Moraes M.A.A., Pinheiro O.L.

Artigo aceito para publicação “Simulação da prática profissional: uma estratégia de ensino e aprendizagem” na Revista Online Indagatio Didactica. Autores: Magali Aparecida Alves de Moraes, Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Maria Cristina Guimarães da Costa, Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli e Cleber José Mazzoni.

Trabalho em anais
Trabalho entitulado “Simulação da prática profissional: incorporação no processo de ensino e aprendizagem e na pesquisa qualitativa”, publicação online nos anais do 5ª Congresso Ibero-Americado em Investigação Qualitativa, 1º International Symposiun on Qualitative Research, realizado na cidade do Porto/Portugal no período de 12 a 14 de junho de 2016. Autores: MORAES, M. A. A.; TONHOM, S. F. R.; COSTA, M. C. G. ; BRACCIALLI, L. A. D. ; MAZONI, C. J.

 

2015

  • Higa EFR, Taipeiro EF, Carvalho MHR, Pinheiro OL, Tonhom SFR, Hafner MLMB. Contribuição da Unidade Educacional Sistematizada na formação do enfermeiro. In: Anais do 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa; 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação; 5-7 ago 2015; Aracaju, SE [Internet]. Aracaju (SE): CIAIQ; 2015. [citado 16 set 2015]. Disponível em: http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/218/214
  • Tonhom SFR, Moraes MAA, Costa MCG, Hamamoto CG, Braccialli LAD, Almeida Filho OM. Unidade de Prática Profissional: percepção dos estudantes e professores dos Cursos de Medicina e Enfermagem. In: Anais do 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa; 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação; 5-7 ago 2015; Aracaju, SE [Internet]. Aracaju (SE): CIAIQ; 2015. [citado 16 set 2015]. Disponível em: http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/220/216

 

  • Francisco AM, Amaral A, Moreira HM, Tonhom SFR. Percepção de estudantes e docentes sobre uma unidade educacional em curso de medicina com metodologia ativa. In: Anais do 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa; 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação; 5-7 ago 2015; Aracaju, SE [Internet]. Aracaju (SE): CIAIQ; 2015. [citado 16 set 2015]. Disponível em: http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/246
  • Artigo publicado na REE (Revista Eletrônica da Enfermagem) [Internet]. 2015 jan./mar.;17(1):51-9: “Construção de indicadores de avaliação de processo de aprendizagem em um curso de enfermagem” Autores: Luzmarina Ap. Doretto Braccialli, Anete Maria Francisco, Magali Ap. Alves de Moraes, Maria Helena Ribeiro de Carvalho, Marilda Marques Luciano Marvulo e Odilon Marques de Almeida Filho.

 

  • Artigo aprovado para publicação na Revista da Avaliação da Educação Superior:
    "Avaliação da formação de enfermeiros: o reflexo dos métodos de ensino-aprendizagem e pressupostos curriculares na prática profissional". Autores: Anete Maria Francisco, Cássia Galli Hamamoto, Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner, Maria Cristina Guimarães da Costa.
  • Artigo publicado na Revista Escola Enfermagem USP-SP. “A formação em enfermagem por área de competência: limites e possibilidades.” Autores: Sílvia Franco da Rocha Tonhom;  Maria Cristina Guimarães da Costa; Cássia Galli Hamamoto; Anete Maria Francisco; Haydée Maria Moreira e Romeu Gomes.

 

  • Artigo publicado na Revista Brasileira de Avaliação Médica-RBEM: “Teste de progresso: uma ferramenta avaliativa para a gestão acadêmica progress test: an evaluative tool for academic management.” Autores: Osni Lázaro Pinheiro, Maria Angélica Spadella, Haydée Maria Moreira, Zilda Maria Tosta Ribeiro, Ana Paula Ceolotto Guimarães, Odilon Marques Almeida Filho e Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner.

 

  • Artigo aprovado em 14/10/15 para publicação na Revista Online Indagatio Didactica: “Percepções de estudantes e de professores sobre uma unidade educacional em um curso de medicina e de enfermagem”. Autores: Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Magali Ap. Alves de Moraes, Maria Cristina Guimarães da Costa, Cássia Galli Hamamoto, Luzmarina Ap. Doretto Braccialli e Osni Lazaro Pinheiro. [No prelo]
  • Artigo aprovado para publicação na Revista UNAD “Contribuição da Unidade Educacional Sistematizada na formação do enfermeiro” Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa; Elane de Fátima Taipeiro; Maria Helena Ribeiro de Carvalho; Osni Lázaro Pinheiro; Silvia Franco da Rocha Tonhom; Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner. [No prelo].

 

2014

  • Artigo aceito para publicação REE (Revista Eletrônica da Enfermagem): “Construção de indicadores de avaliação de processo de aprendizagem em um curso de enfermagem” Autores: Luzmarina Ap. Doretto Braccialli, Anete Maria Francisco, Magali Ap. Alves de Moraes, Maria Helena Ribeiro de Carvalho, Marilda Marques Luciano Marvulo e Odilon Marques de Almeida Filho.
  • Artigo aceito para publicação na Revista da Avaliação da Educação Superior:
    "Avaliação da formação de enfermeiros: o reflexo dos métodos de ensino-aprendizagem e pressupostos curriculares na prática profissional". Autores: Anete Maria Francisco, Cássia Galli Hamamoto, Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner, Maria Cristina Guimarães da Costa.

 

  • Artigo aprovado para publicação na Revista Escola Enfermagem USP-SP. “A formação em enfermagem por área de competência: limites e possibilidades.” Autores: Sílvia Franco da Rocha Tonhom;  Maria Cristina Guimarães da Costa; Cássia Galli Hamamoto; Anete Maria Francisco; Haydée Maria Moreira; Romeu Gomes.
  • Artigo aprovado em 17/10/14 para publicação na Revista Brasileira de Avaliação Médica-RBEM: “Teste de progresso: uma ferramenta avaliativa para a gestão acadêmica progress test: an evaluative tool for academic management.” Autores: Osni Lázaro Pinheiro, Maria Angélica Spadella, Haydée Maria Moreira, Zilda Maria Tosta Ribeiro, Ana Paula Ceolotto Guimarães, Odilon Marques Almeida Filho e Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner.

 

  • Artigo Publicado “Learning on the professional practice: Evaluation of the experience by students of the 3rd year medical courseTítulo: Libro de Actas de “3º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa”, Vol. 1: Artículos de Educación/Artigos de Educação ISBN: 978-972-8914-48-6. Editores: António Pedro Costa, Luís Paulo Reis, Francislê Neri de Souza e Ricardo Luengo. Universidad de Extremadura, Badajoz, Espãna. Paginas: 424-425, 2014.”. Web: www.ciaiq.org “3º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa”, 14 a 16 Julio, 2014. Autores: Ana Paula Ceolotto Guimaraes do Amaral, Marilda Marques Luciano Marvulo, Elane de Fátima Taipeiro, Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner, Haydée Maria Moreira, Osni Lázaro Pinheiro, Odilon Marques de Almeida Filho, Elza de Fátima Ribeiro Higa, Magali Ap. Alves de Moraes e Maria Helena Ribeiro de Carvalho.
  • Artigo publicado na Revista Brasileira de Educação Médica: “Indicadores de avaliação do cuidado individual: subsídios para a formação médica orientada por competência.” Vol.38 n.3 Rio de Janeiro jul./set 2014 (Online), 2014. Autores: Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Elza de Fátima Ribeiro Higa, Osni Lazaro Pinheiro, Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner, Haydée Maria Moreira, Elane de Fátima Taipeiro, Ana Paula Ceolotto Guimarães do Amaral.

 

  • Artigo publicado no Livro de Atas do 3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa: “As possibilidades e limites na formação do profissional de enfermagem por áreas de competência”. In: Antônio Pedro Costa; Luis Paulo Reis; Francislê Neri de Souza; Ricardo Luendo. (Org.), 1ed.Badajoz: Ludomedia, 2014, v. 2, p. 50-55. Autores: Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Maria Cristina Guimarães da Costa, Cássia Galli Hamamoto, Anete Maria Francisco, Haydée Maria Moreira, Romeu Gomes.

 

2013

  • Artigo publicado na Rev. Bras. Pesq. Saúde de Vitória, V.15, n.1. p.113-121, Jan-Mar, 2013. “Avaliação sobre os conhecimentos ergonômicos de estudantes do Curso de Enfermagem”. Autores: Osni Lázaro Pinheiro.

 

  • Artigo publicado na Revista Texto & Contexto Enfermagem da UFSC, v.22, n.1. p.97-105, Jan-Mar, 2013: “Precepção do Egresso de Enfermagem sobre a contribuição do Curso para o Exercício do Cuidado”. Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa, Maria Helena Ribeiro de Carvalho, Ana Paula Ceolotto Guimarães, Elane de Fátima Taipeiro e Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner.
  • Artigo publicado na Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM), v.37, n.1. p.52-59, Outubro 2013: “Indicadores de Avaliação em Gestão e Saúde Coletiva naFormação Médica”. Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa, Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner, Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Elane de Fátima Taipeiro, Haydée Maria Moreira, Ana Paula Ceolotto Guimarães e Osni Lázaro Pinheiro.

  • Artigo aceito para publicação no Journal of Human Growth and Development Public Health School – University of São Paulo. “Pregnant women knowledge about prenatal development: support for health education”. Autores: Maria Angélica Spadella e Osni Lázaro Pinheiro.