FAMEMA

A Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Autarquia Especial de Ensino vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Governo do Estado de São Paulo, completa 60 anos de existência em 2026.

Criada em 19 de janeiro de 1966, por meio da Lei Estadual nº 9.236, a FAMEMA teve seu funcionamento autorizado em 30 de janeiro de 1967, iniciando suas atividades com o curso de Medicina como instituição pública municipal de ensino superior. Em 22 de dezembro de 1966, foi constituída sua entidade mantenedora, a FUMES – Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília. A implantação do curso de Enfermagem, em março de 1981, representou um marco para o fortalecimento da formação em saúde e para a consolidação do projeto pedagógico institucional.

Em 1994, a partir da mobilização de estudantes, lideranças políticas e colaboradores da Comunidade FAMEMA, a instituição foi estadualizada. Em 2007, foi criada a Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília (FAMAR).

A FAMEMA oferece cursos de graduação em Medicina e Enfermagem. Desde a sua criação a FAMEMA formou 4.079 médicos e 1.333 enfermeiros. Em 2025, obteve aprovação do Conselho Estadual de Educação para a implantação do curso de Psicologia.

Na Pós-Graduação, mantém os Programas de Saúde e Envelhecimento (Mestrado Acadêmico) e de Ensino em Saúde (Mestrado Profissional), além de Programas de Residência Médica em 30 especialidades e de Residência Multiprofissional em cinco áreas de atuação. A instituição conta agora com o Programa de Doutorado em Saúde e Envelhecimento, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a primeira turma em atividade.

Ao longo de sua trajetória, a FAMEMA também esteve à frente da gestão de importantes unidades de assistência à saúde. Em 2015, o Governo do Estado de São Paulo instituiu a Autarquia Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFAMEMA), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, que passou a assumir a gestão da área assistencial, atuando de forma integrada e coordenada com a FAMEMA.

Para celebrar os 60 anos de sua história, a FAMEMA promoverá, ao longo de 2026, uma programação comemorativa composta por eventos científicos, culturais, esportivos e memoriais, reafirmando seu compromisso com a educação pública, a formação com excelência e o ensino de qualidade.

Em maio do ano passado, eleitos pela Comunidade FAMEMA e nomeados pelo Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tomaram posse os diretores da gestão 2025–2029: o Prof. Dr. Spencer Luiz Marques Payão, como Diretor Geral, e o Prof. Dr. Pedro Marco Karan Barbosa, como Vice-Diretor Geral.

De acordo com o diretor geral, os 60 anos da instituição marcam o início de uma nova fase, com foco na inovação tecnológica. “Sempre atuamos para garantir o reconhecimento da FAMEMA nos cenários do ensino, da pós-graduação, da pesquisa e da extensão. Agora, esse momento simboliza uma reestruturação institucional gradativa, com forte ênfase na inovação”, destaca.

Entre as principais iniciativas está o encaminhamento do credenciamento do Centro de Inovação Tecnológica da FAMEMA – One Health Innovation Center junto ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI). O Centro prevê o desenvolvimento de projetos inovadores voltados à Saúde Integral e poderá se tornar o primeiro do Brasil com esse perfil. A FUNDUNESP será a entidade gestora, com apoio institucional da Fundação Shunji Nishimura.

“Projetamos a FAMEMA para o futuro, integrando a formação de profissionais de saúde com excelência, a pesquisa, a iniciação científica e a inovação tecnológica”, reforça o diretor geral, Prof. Dr. Spencer Payão.

Outros Artigos

Acessar o conteúdo