A FAMEMA – Faculdade de Medicina de Marília é conceito 5 (máximo) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025. O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, autarquia do Ministério da Educação, divulgou nesta segunda-feira, dia 19 de janeiro, as notas da primeira edição do Enamed 2025, realizado em outubro do ano passado.
“Nossos estudantes alcançaram um excelente desempenho. Parabenizamos aos estudantes, professores e funcionários da FAMEMA pelo resultado no ENAMED”, enfatizou o Diretor de Graduação da FAMEMA, Prof. Dr. Ricardo Shoiti Komatsu.
Mais de 100 cursos de Medicina do país foram mal avaliados no Enamed. Os cursos tiveram notas 1 e 2, consideradas insatisfatórias pelo INEP, e vão ser punidos com restrição no Fies e suspensão de vagas. O Enamed é uma prova anual para medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino. Ao todo, 351 cursos foram avaliados e 30% estão na faixa considerada insatisfatória.
As piores avaliações, concentradas nas faixas 1 e 2, aparecem principalmente em cursos de instituições públicas municipais. Também tiveram desempenho fraco as instituições privadas com fins lucrativos, com 58,4% dos cursos nas faixas 1 e 2. Já os melhores resultados, nas faixas 4 e 5, ficaram concentrados sobretudo no setor público federal e estadual, como a FAMEMA.
De acordo com a avaliação:
🔴 24 cursos tiveram como resultado o conceito Enade 1, o menor índice;
🔴 83 cursos tiveram como resultado o conceito Enade 2;
🟢 80 cursos ficaram com conceito Enade 3;
🟢 114 atingiram o conceito Enade 4; e
🟢 49 ficaram com conceito Enade 5
O conceito 5 da FAMEMA no Enamed 2025 mantém o ótimo desempenho da instituição em exames de avaliação de estudantes. No Enade (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes), a FAMEMA também obteve nota máxima nas últimas edições, com conceito 5 em 2019 e 2023.
“Aproveito para parabenizar todos que participaram do Enamed, os estudantes, professores e funcionários. Vale destacar que esse resultado é produto da união de toda comunidade FAMEMA que luta diariamente com muita dedicação para buscar a excelência em todas as esferas institucionais. O resultado foi sensacional! FAMEMA 60 anos, conceito máximo no Enamed!”, comemorou o Diretor Geral da FAMEMA, Prof. Dr. Spencer Payão.
Em 2024, o curso de medicina da FAMEMA foi acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME), uma iniciativa do Conselho Federal de Medicina (CFM), que norteia a avaliação dos cursos de medicina, seu contexto e política institucional. A acreditação vigora por seis anos até 01/03/2030. As faculdades e universidades acreditadas pelo SAEME-CFM têm sua qualidade reconhecida internacionalmente, facilitando, por exemplo, a realização de convênios para intercâmbios e estágios eletivos fora do país.
Em 1994, a FAMEMA passou a ser Autarquia de Ensino em Regime Especial do Governo do Estado de São Paulo, vinculada diretamente à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A partir da estadualização, a instituição promoveu um novo formato de ensino. Desde 1997, a FAMEMA utiliza metodologias ativas de aprendizagem, pioneiras no País, que substituíram o método convencional em salas de aulas e inseriram os estudantes de medicina e de enfermagem, desde o primeiro ano, em unidades de saúde para o aprendizado na prática.
O método vem obtendo resultados extremamente positivos, constatado pelas avaliações do Ministério da Educação e de institutos de pesquisa, que classificam os cursos da FAMEMA entre os melhores do Brasil.