A FAMEMA (Faculdade de Medicina de Marília) completou 59 anos no dia 19 de janeiro. Criada em 1966, a FAMEMA teve seu funcionamento autorizado no dia 30 de janeiro de 1967, como instituição pública municipal de ensino superior. Lei Municipal, de 22 de dezembro de 1966, constituiu a sua entidade mantenedora, a Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília – FUMES.
Com o intuito de difundir o ensino médico na região, formar profissionais capacitados e contribuir para o atendimento à saúde, em 1967, surgiu o curso de Medicina, trazendo profissionais de conceituadas escolas médicas do país para atuarem como professores neste processo de implantação. Criado em março de 1981, o curso de Enfermagem foi preponderante para o desenvolvimento de um ensino de qualidade.

A primeira diretoria da Faculdade de Medicina de Marília assumiu no dia 27 de maio de 1967 e tinha como diretor o Dr. Nelson Casadei. Antes, o Professor José Querino Ribeiro, Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília, hoje Unesp – Universidade Estadual Paulista, que atuou como Diretor Interino (30/01/1967 a 26/05/1967) até a nomeação de integrantes do quadro de professores da FAMEMA.
Na mantenedora, a Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília, Christiano Altenfelder Silva já havia sido nomeado presidente em 22 de janeiro de 1967, cargo que ocuparia até 08 de agosto de 1978.
Em 1994, a FAMEMA passou a ser Autarquia de Ensino em Regime Especial do Governo do Estado de São Paulo, ligada diretamente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“A FAMEMA faz parte da história de Marília, pela sua evolução e pelas importantes conquistas ao longo desses 55 anos de existência, seja na formação dos profissionais de Medicina e de Enfermagem, ou ainda na pós-graduação com os programas de Residência Médica, Multiprofissional e nos mestrados, como também na atuação na assistência à saúde da população de Marília e da Região”, pontuou o Diretor Geral da FAMEMA, Prof. Dr. Valdeir Fagundes de Queiroz.
Além dos cursos de graduação de Medicina e de Enfermagem, na pós-graduação, a FAMEMA oferece os cursos stricto sensu: Mestrado Acadêmico “Saúde e Envelhecimento”, com conceito 4 na primeira avaliação da CAPES, e o Mestrado Profissional “Ensino em Saúde”. No lato sensu, a FAMEMA disponibiliza o Programa de Residência Médica em 29 especialidades e o Programa de Residência Multiprofissional em cinco áreas de atuação.

Desde 1997, a FAMEMA utiliza metodologias ativas de aprendizagem, pioneiras no País, que substituíram o método convencional em salas de aulas e inseriram os estudantes de Medicina e de Enfermagem, desde o primeiro ano, em unidades de saúde para o aprendizado na prática.
O método vem obtendo resultados extremamente positivos. Isso pode ser constatado pelas avaliações do MEC e de institutos de pesquisa, que classificam os cursos da FAMEMA entre os melhores do Brasil.
Na última edição do Enade (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes), divulgada em outubro de 2020, os Cursos de Medicina e Enfermagem obtiveram nota 5. A nota máxima obtida pelos estudantes coloca a FAMEMA entre as mais qualificadas instituições de ensino, sendo a décima sexta no País e a quarta no Estado de São Paulo.

Durante décadas, a FAMEMA atuou nas áreas de ensino, pesquisa e de atenção à saúde da população, também responsável por hospitais e ambulatórios, como o Hospital das Clínicas de Marília Unidade I, o HC II (Hospital Materno Infantil), o HC III (Unidade São Francisco), Oncoclínica, Hemocentro, Ambulatório Médico de Especialidades Governador Mário Covas, Unidade Oftalmológica, Ambulatório de Saúde Mental e Centro de Reabilitação Lucy Montoro, referências para atendimento SUS de média e alta complexidade para 62 municípios assistidos pelo Departamento Regional de Saúde (DRS IX), com população estimada de um milhão e duzentos mil habitantes.
Em 2015, o Governo do Estado de São Paulo criou a Autarquia Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, entidade de direito público dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A autarquia HCFAMEMA possibilita aos hospitais e ambulatórios servirem de campo para o ensino e o treinamento de estudantes em cursos de graduação e pós-graduação da Famema. A entidade autárquica vincula-se à Secretaria de Estado da Saúde para fins administrativos e atua em conjunto e de forma coordenada com a Faculdade de Medicina de Marília.
A Faculdade de Medicina de Marília é polo presencial para apoio pedagógico, acompanhamento do desempenho e avaliação dos alunos da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) na cidade de Marília, oferecendo os cursos de Engenharia de Produção, Tecnólogo em Gestão Pública, Eixo de Licenciatura (Pedagogia, Letras e Matemática) e Eixo de Computação (Engenharia da Computação, Engenharia em Ciência de Dados e Bacharelado em Tecnologia da Informação). Os cursos oferecidos seguem as modalidades presencial e semipresencial, com atividades desenvolvidas por meio de ferramentas digitais e virtuais.

O Ministério do Planejamento cedeu definitivamente área com mais de 12 mil metros quadrados localizada na Avenida Tiradentes para a Instituição. No local deverá ser implantado o Campus Universitário da FAMEMA com projeto arquitetônico que contempla prédios acadêmicos da graduação e da pós-graduação, biblioteca, laboratórios, anfiteatros, restaurante universitário, administração e estacionamento.
A FAMEMA tem como Missão “Formar estudantes de graduação e pós-graduação em ciências da saúde, por método ativo, orientados para o interesse público e para o exercício profissional humanizado com responsabilidade social”.
“Continuamos projetando nossas metas para o futuro. Nestes 55 anos, queremos concretizar o sonho de termos nosso Campus Universitário. Novos cursos também poderão ser implantados, como Psicologia e a FAMEMA ainda poderá se tornar um Centro Universitário. Trabalhamos muito para isso. Aproveito para agradecer todo o apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Poder Público de forma geral e de toda a comunidade interna, nossos colaboradores, estudantes e professores, que seguem atuando para tornar a FAMEMA cada vez mais forte”, enfatizou o Prof. Dr. Valdeir Fagundes de Queiroz.

Desde a sua criação a FAMEMA formou 4.004 médicos e 1.279 enfermeiros.
Ao completar 59anos, a FAMEMA destaca-se na formação altamente qualificada nas carreiras de Medicina e Enfermagem, privilegiando a pesquisa, o ensino e a extensão universitária.