Nossa História

Institucional
Nossa História
A Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, sediada no município de Marília é autarquia de regime especial, do Sistema Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, criada pela Lei nº 8.898, de 27 de setembro de 1994, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Governo do Estado de São Paulo.
A FAMEMA tem o apoio das fundações – Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília (FUMES) e a Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (FAMAR).
A Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, Superintendência de São Paulo outorgou uma cessão de uso gratuito do imóvel de propriedade da União pelo prazo de 20 (vinte) anos, situado na Av. Tiradentes, nº 1073, bairro Fragata em Marília/SP, com área de 12.934.83 m2. No local deverá ser implantado o Ambulatório Didático, bem como o Campus Universitário da FAMEMA com projeto arquitetônico que contempla prédios acadêmicos da graduação e da pós-graduação, extensão, biblioteca, laboratórios, anfiteatros, restaurante universitário, administração e estacionamento.
BREVE HISTÓRICO DA FAMEMA
A FAMEMA foi criada pela Lei Estadual Nº 9.236, de 19 de janeiro de 1966, como instituto isolado do ensino superior do Estado de São Paulo.
A Faculdade surgiu no momento de expansão do ensino superior no país, com ênfase na privatização e segundo o modelo fundacional. Este modelo foi adotado pelo Estado para desobrigar o Poder Público de custos com o ensino superior e facilitar a evolução do processo de expansão do ensino.
A Lei Municipal Nº 1.371, de 22 de dezembro de 1966 instituiu a Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília, FUMES, com a finalidade de organizar, instalar e manter a Faculdade de Medicina de Marília, como integrante da Administração Indireta do Município de Marília.
Após ações e esforços conjuntos de agentes políticos e civis à época, em 30 de janeiro de 1967, a FAMEMA foi autorizada a iniciar seu curso de medicina, pelo Decreto Estadual Nº 47.702, como instituição pública municipal, Assim, a décima Faculdade de Medicina do Estado de São Paulo e a quadragésima sétima no país inicia sua missão formadora na área da saúde.
Em 20 de janeiro de 1981, o Decreto Federal Nº 85.647 autoriza o funcionamento do Curso de Enfermagem e Obstetrícia, também ministrado pela FAMEMA e mantido pela FUMES.
No ano de 1994, pela Lei Estadual nº 8.898, de 27 de setembro de 1994, a FAMEMA tornou-se autarquia vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Governo do Estado de São Paulo.
O último recredenciamento da Instituição foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE/SP) e publicado no D.O. de 18-11-2022.
Neste ano de 2024, a instituição também recebeu o certificado do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM).
Em sua trajetória como instituição de ensino superior a FAMEMA destaca-se pela união de seus colaboradores na superação de desafios e na formação inovadora e de excelência na graduação, pós-graduação e extensão.
A FAMEMA destaca-se também por seu corpo docente altamente qualificado garantindo a formação integral, humanística e a competência profissional de seus egressos.
METODOLOGIA INOVADORA
Após valiosos estudos, os cursos de medicina e enfermagem da FAMEMA foram pioneiros a adotar estratégias pedagógicas inovadoras, centradas no estudante. Essa abordagem integra a academia, os serviços de saúde e a comunidade, com o objetivo de desenvolver lideranças transformadoras.
Nesse sentido, para impulsionar as mudanças curriculares contou-se com o apoio técnico e financeiro da Fundação W. K. Kellogg, em 1992, para o desenvolvimento do projeto denominado “Uma Nova Iniciativa” (UNI), voltado à formação de profissionais de saúde.
Durante a implementação, foram realizadas visitas à Universidade de McMaster e promovidos Seminários Viajeiros, nos quais participantes conheceram projetos UNI de destaque no exterior.
Atualmente os cursos de graduação da FAMEMA têm a implementação de seus currículos por meio metodologias ativas de aprendizagem crítica e tenazmente estruturadas. A formação dos egressos é constantemente avaliada e reconhecida nacionalmente, com altos índices de aprovação em residências médicas e multiprofissionais de instituições renomadas. Além disso, os graduados experimentam alta empregabilidade e impactam positivamente suas áreas de atuação.
A FAMEMA mantém compromisso inabalável com a formação de profissionais comprometidos com as necessidades de saúde da população, integrando ensino, aprendizagem, pesquisa e assistência. Desde a sua fundação, já formou mais de 4.000 médicos e 1.200 enfermeiros.
DESTAQUE NACIONAL
Na última edição do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE), divulgada em outubro de 2020, os cursos de medicina e enfermagem obtiveram nota 5, a máxima possível. Esse reconhecimento coloca a instituição entre as mais qualificadas do Brasil, sendo a 16º no ranking nacional e 4ª no Estado de São Paulo.
ENSINO ESTRUTURADO PARA O FUTURO
Além de graduações, a FAMEMA oferece cursos de pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu.
A pós-graduação Lato sensu é constituída por:
1) Curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica;
2) Programas de Residência Médica, com 29 (vinte e nove) especialidades;
3) Programas de Residência Multiprofissional com 05 (cinco) especialidades.
A pós-graduação Stricto sensu é representada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde (PPGES) – Mestrado Profissional e Programa de Pós-Graduação em Saúde e Envelhecimento (PPGSE) – Mestrado Acadêmico.
Recentemente, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES aprovou o curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Envelhecimento – PPGSE da FAMEMA.
A instituição também atua como polo presencial da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) na cidade de Marília, oferecendo cursos à distância em áreas como Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Pedagogia, Tecnólogo em Gestão Pública e Licenciatura em: Letras, Matemática, Pedagogia e Computação, com 50 vagas.
HCFAMEMA: UMA NOVA ERA
A partir de 2015, o Governo do Estado de São Paulo concedeu personalidade jurídica ao Hospital das Clínicas da FAMEMA, que possibilitou a criação da autarquia HCFAMEMA. A entidade autárquica vincula-se à Secretaria de Estado da Saúde para fins administrativos e atua em conjunto e de forma coordenada com a Faculdade de Medicina de Marília.
O Hospital das Clínicas da FAMEMA – HCFAMEMA, nos termos do seu Estatuto, tem por finalidades servir de campo para o ensino e treinamento a estudantes de cursos de graduação e pós-graduação da FAMEMA, estendidas a todas as suas Unidades.
Com essa infraestrutura robusta e visão inovadora, a FAMEMA segue consolidando sua posição como uma das principais instituições de ensino e saúde do Brasil, formando profissionais comprometidos com o impacto positivo na sociedade.
Contato
- (14) 3311-2929
- contato@famema.sp.gov.br
- Av. Monte Carmelo 800, Fragata - Marília/SP