Programa de Desenvolvimento Docente

Trabalhos Publicados

2015

  • "Considerações sobre o olhar de professores em relação ao processo de Educação Permanente na Famema". Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa, Mércia Ilias, Vânia Maria Lopes Fiorini Revista Brasileira de Educação Médica,p. 36, 31 (2): Suplemento 1; 2007. Visualizar.

 

  • Role-playing: estratégia inovadora na capacitação docente para o processo tutorial. Visualizar.

 

  • Educação Permanente: uma Ferramenta para o Desenvolvimento Docente na Graduação Continuing Education: a Tool for Undergraduate Faculty Development.
    Visualizar.

 

  • Higa EFR, Taipeiro EF, Carvalho MHR, Pinheiro OL, Tonhom SFR, Hafner MLMB. Contribuição da Unidade Educacional Sistematizada na formação do enfermeiro. In: Anais do 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa; 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação; 5-7 ago 2015; Aracaju, SE [Internet]. Aracaju (SE): CIAIQ; 2015. [citado 16 set 2015]. Disponível em:
    Visualizar.

 

  • Tonhom SFR, Moraes MAA, Costa MCG, Hamamoto CG, Braccialli LAD, Almeida Filho OM. Unidade de Prática Profissional: percepção dos estudantes e professores dos Cursos de Medicina e Enfermagem. In: Anais do 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa; 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação; 5-7 ago 2015; Aracaju, SE [Internet]. Aracaju (SE): CIAIQ; 2015. [citado 16 set 2015]. Disponível em:
    Visualizar.

  • Francisco AM, Amaral A, Moreira HM, Tonhom SFR. Percepção de estudantes e docentes sobre uma unidade educacional em curso de medicina com metodologia ativa. In: Anais do 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa; 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação; 5-7 ago 2015; Aracaju, SE [Internet]. Aracaju (SE): CIAIQ; 2015. [citado 16 set 2015]. Disponível em:
    Visualizar.

  • Artigo publicado na REE (Revista Eletrônica da Enfermagem) [Internet]. 2015 jan./mar.;17(1):51-9: “Construção de indicadores de avaliação de processo de aprendizagem em um curso de enfermagem” Autores: Luzmarina Ap. Doretto Braccialli, Anete Maria Francisco, Magali Ap. Alves de Moraes, Maria Helena Ribeiro de Carvalho, Marilda Marques Luciano Marvulo e Odilon Marques de Almeida Filho.

 

  • Artigo aprovado para publicação na Revista da Avaliação da Educação Superior: "Avaliação da formação de enfermeiros: o reflexo dos métodos de ensino-aprendizagem e pressupostos curriculares na prática profissional". Autores: Anete Maria Francisco, Cássia Galli Hamamoto, Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner, Maria Cristina Guimarães da Costa.

  • Artigo publicado na Revista Escola Enfermagem USP-SP. “A formação em enfermagem por área de competência: limites e possibilidades.” Autores: Sílvia Franco da Rocha Tonhom; Maria Cristina Guimarães da Costa; Cássia Galli Hamamoto; Anete Maria Francisco; Haydée Maria Moreira e Romeu Gomes.

 

  • Artigo publicado na Revista Brasileira de Avaliação Médica-RBEM: “Teste de progresso: uma ferramenta avaliativa para a gestão acadêmica progress test: an evaluative tool for academic management.” Autores: Osni Lázaro Pinheiro, Maria Angélica Spadella, Haydée Maria Moreira, Zilda Maria Tosta Ribeiro, Ana Paula Ceolotto Guimarães, Odilon Marques Almeida Filho e Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner.

 

  • Artigo aprovado em 14/10/15 para publicação na Revista Online Indagatio Didactica: “Percepções de estudantes e de professores sobre uma unidade educacional em um curso de medicina e de enfermagem”. Autores: Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Magali Ap. Alves de Moraes, Maria Cristina Guimarães da Costa, Cássia Galli Hamamoto, Luzmarina Ap. Doretto Braccialli e Osni Lazaro Pinheiro. [No prelo]

 

  • Artigo aprovado para publicação na Revista UNAD “Contribuição da Unidade Educacional Sistematizada na formação do enfermeiro” Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa; Elane de Fátima Taipeiro; Maria Helena Ribeiro de Carvalho; Osni Lázaro Pinheiro; Silvia Franco da Rocha Tonhom; Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner. [No prelo].

 

2014

  • Artigo aceito para publicação REE (Revista Eletrônica da Enfermagem): “Construção de indicadores de avaliação de processo de aprendizagem em um curso de enfermagem” Autores: Luzmarina Ap. Doretto Braccialli, Anete Maria Francisco, Magali Ap. Alves de Moraes, Maria Helena Ribeiro de Carvalho, Marilda Marques Luciano Marvulo e Odilon Marques de Almeida Filho.

 

  • Artigo aceito para publicação na Revista da Avaliação da Educação Superior: "Avaliação da formação de enfermeiros: o reflexo dos métodos de ensino-aprendizagem e pressupostos curriculares na prática profissional". Autores: Anete Maria Francisco, Cássia Galli Hamamoto, Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner, Maria Cristina Guimarães da Costa.

 

  • Artigo aprovado para publicação na Revista Escola Enfermagem USP-SP. “A formação em enfermagem por área de competência: limites e possibilidades.” Autores: Sílvia Franco da Rocha Tonhom; Maria Cristina Guimarães da Costa; Cássia Galli Hamamoto; Anete Maria Francisco; Haydée Maria Moreira; Romeu Gomes.

 

  • Artigo aprovado para publicação na Revista Escola Enfermagem USP-SP. “A formação em enfermagem por área de competência: limites e possibilidades.” Autores: Sílvia Franco da Rocha Tonhom; Maria Cristina Guimarães da Costa; Cássia Galli Hamamoto; Anete Maria Francisco; Haydée Maria Moreira; Romeu Gomes.

 

  • Artigo aprovado em 17/10/14 para publicação na Revista Brasileira de Avaliação Médica-RBEM: “Teste de progresso: uma ferramenta avaliativa para a gestão acadêmica progress test: an evaluative tool for academic management.” Autores: Osni Lázaro Pinheiro, Maria Angélica Spadella, Haydée Maria Moreira, Zilda Maria Tosta Ribeiro, Ana Paula Ceolotto Guimarães, Odilon Marques Almeida Filho e Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner.

 

  • Artigo Publicado “Learning on the professional practice: Evaluation of the experience by students of the 3rd year medical course. Título: Libro de Actas de “3º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa”, Vol. 1: Artículos de Educación/Artigos de Educação ISBN: 978-972-8914-48-6. Editores: António Pedro Costa, Luís Paulo Reis, Francislê Neri de Souza e Ricardo Luengo. Universidad de Extremadura, Badajoz, Espãna. Paginas: 424-425, 2014.”. Web: www.ciaiq.org “3º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa”, 14 a 16 Julio, 2014. Autores: Ana Paula Ceolotto Guimaraes do Amaral, Marilda Marques Luciano Marvulo, Elane de Fátima Taipeiro, Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner, Haydée Maria Moreira, Osni Lázaro Pinheiro, Odilon Marques de Almeida Filho, Elza de Fátima Ribeiro Higa, Magali Ap. Alves de Moraes e Maria Helena Ribeiro de Carvalho.

 

  • Artigo publicado na Revista Brasileira de Educação Médica: “Indicadores de avaliação do cuidado individual: subsídios para a formação médica orientada por competência.” Vol.38 n.3 Rio de Janeiro jul./set 2014 (Online), 2014. Autores: Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Elza de Fátima Ribeiro Higa, Osni Lazaro Pinheiro, Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner, Haydée Maria Moreira, Elane de Fátima Taipeiro, Ana Paula Ceolotto Guimarães do Amaral.

 

  • Artigo publicado no Livro de Atas do 3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa: “As possibilidades e limites na formação do profissional de enfermagem por áreas de competência”. In: Antônio Pedro Costa; Luis Paulo Reis; Francislê Neri de Souza; Ricardo Luendo. (Org.), 1ed.Badajoz: Ludomedia, 2014, v. 2, p. 50-55. Autores: Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Maria Cristina Guimarães da Costa, Cássia Galli Hamamoto, Anete Maria Francisco, Haydée Maria Moreira, Romeu Gomes.

2013

  • Artigo publicado na Rev. Bras. Pesq. Saúde de Vitória, V.15, n.1. p.113-121, Jan-Mar, 2013. “Avaliação sobre os conhecimentos ergonômicos de estudantes do Curso de Enfermagem”. Autores: Osni Lázaro Pinheiro.

  • Artigo publicado na Revista Texto & Contexto Enfermagem da UFSC, v.22, n.1. p.97-105, Jan-Mar, 2013: “Precepção do Egresso de Enfermagem sobre a contribuição do Curso para o Exercício do Cuidado”. Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa, Maria Helena Ribeiro de Carvalho, Ana Paula Ceolotto Guimarães, Elane de Fátima Taipeiro e Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner.
  • Artigo publicado na Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM), v.37, n.1. p.52-59, Outubro 2013: “Indicadores de Avaliação em Gestão e Saúde Coletiva na Formação Médica”. Autores: Elza de Fátima Ribeiro Higa, Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner, Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Elane de Fátima Taipeiro, Haydée Maria Moreira, Ana Paula Ceolotto Guimarães e Osni Lázaro Pinheiro.

 

  • Artigo aceito para publicação no Journal of Human Growth and Development Public Health School – University of São Paulo. “Pregnant women knowledge about prenatal development: support for health education”. Autores: Maria Angélica Spadella e Osni Lázaro Pinheiro.