A Profa. Dra. Vanessa Ramos Pires Dinarte, supervisora da especialidade de Otorrinolaringologia do Programa de Residência Médica da FAMEMA e chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do HCFAMEMA, apresentou trabalho sobre resultados promissores com imunobiológicos para tratamento da rinossinusite crônica grave com pólipos nasais no ERS-ISIAN 2025 – Congresso Europeu de Rinologia, realizado no período de 22 a 25 de junho, em Budapeste/Hungria.
Além da Profa. Dra. Vanessa Dinarte da FAMEMA, o estudo fase 4 (vida real), multicêntrico brasileiro, com o título “Dupilumab improves the sense of smell and quality of life of patients with CRSwNP in different regions of Brazil”, também contou com pesquisadores da USP-Ribeirão Preto, Unicamp, Unifesp e instituições de Brasília e de Porto Alegre. Os pesquisadores apresentaram resultados de melhora significativa nos quesitos qualidade de vida, olfato e redução de pólipos nasais nos pacientes com Rinossinusite Crônica com Pólipos Nasais que utilizaram Dupilumabe e não obtiveram sucesso com as terapias convencionais.
Cerca de 1.700 pessoas participaram da ERS-ISIAN 2025 em Budapeste. O público era composto por todos os especialistas com interesse nesta área, incluindo rinologistas, otorrinolaringologistas gerais, alergistas, imunologistas, cirurgiões da base do crânio, cirurgiões plásticos faciais, médicos de atenção primária e pesquisadores. O Congresso da ERS-ISIAN é considerado o principal congresso de rinologia do mundo.
Após a apresentação no Congresso Europeu de Rinologia, o trabalho foi aprovado para publicação na BJORL – Revista Brasileira de Otorrinolaringologia: Cirurgia de Pescoço e Cabeça, que tem como objetivo fornecer informações atualizadas para médicos e cientistas focados em otorrinolaringologia e distúrbios de cabeça e pescoço. Publicação Oficial da Associação de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).