No domingo, 19 de outubro, foram aplicadas as provas do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 em todo o país. Estudantes do curso de medicina da FAMEMA – Faculdade de Medicina de Marília participaram do exame que, em Marília, foi aplicado na Escola Estadual Professor Baltazar de Godoy Moreira.
O Enamed será realizado anualmente, com início em 2025, e unificará as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de medicina e da prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare). Portanto, o exame é obrigatório para os estudantes concluintes de medicina (6° ano) e para médicos formados que desejam concorrer às vagas de acesso direto no Enare.
A prova do Enamed 2025 foi objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha. Cada item com quatro alternativas e apenas uma resposta correta. Os conteúdos cobrados seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Medicina.
O exame avaliou conhecimentos teóricos, habilidades clínicas e competências exigidas para o exercício médico, com foco na atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). As questões também abordaram temas interdisciplinares e atuais, relacionados à realidade brasileira e internacional. As áreas cobradas incluem: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade, Saúde Mental e Saúde Coletiva.
Equipe da Avaliação da Graduação e Coordenação do curso de medicina da FAMEMA estiveram no local da prova levando apoio, afeto e lanche para os estudantes.