O Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde, o AfirmaSUS, é uma iniciativa do Ministério da Saúde de apoio à permanência estudantil de grupos historicamente vulnerabilizados.
O Projeto FAMEMA – AFIRMASUS visa promover ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura, no âmbito da rede de atenção à saúde e da rede municipal, estadual e particular de ensino, tendo como perspectiva o cuidado à saúde dos grupos vulnerabilizados socialmente pautado nas legislações vigentes, a formação e qualificação dos profissionais, que atuam no SUS.
As atividades de vínculo com o Programa serão de dois anos e realizadas na Rede de Atenção à Saúde do município e na Rede de ensino estadual, municipal e particular, priorizando a diversificação dos cenários de práticas, fortalecendo o conceito de humanização do cuidado e o principio da equidade no contexto das redes colaborativas na formação para o SUS.
Os cursos de graduação da área da saúde envolvidos nesse Projeto são Enfermagem e Medicina da FAMEMA, os quais desenvolverão ações de saúde nos eixos:
Eixo 2 – Fortalecimento das estratégias para ampliação do acesso aos serviços de saúde e para promoção do cuidado;
Eixo 5 – Estratégias de inovação e comunicação em saúde para o cuidado de populações vulnerabilizadas socialmente no SUS.
Para o desenvolvimento desses eixos, se formará Grupos de Aprendizagem, constituídos por estudantes, orientador de serviço, tutor e co-tutor.
Serão selecionados 10 estudantes bolsistas (7 de Medicina e 3 de Enfermagem) e cinco estudantes não bolsistas (3 de Medicina e 2 de Enfermagem); um orientador de serviço; um tutor bolsista e um co-tutor não bolsistas.
Períodos de inscrição: estudante e orientador de serviço até 11 de novembro de 2025; tutor e co-tutor até 09 de novembro de 2025.
Para orientador de serviço, poderão participar do processo seletivo: Representante da sociedade civil organizada, com formação em ensino médio ou superior, que comprove obrigatoriamente, experiência prévia em iniciativas voltadas à atuação em movimentos ou entidades sociais com enfoque em grupos vulnerabilizados socialmente; Ter disponibilidade de, no mínimo, dez horas semanais para as atividades do projeto AFIRMASUS; Ser trabalhador da área da saúde; Comprovar atuação efetiva no município de Marília, por, no mínimo, um ano. Os profissionais de nível médio receberão bolsas mensais no valor de R$ 560,00 e profissionais de nível superior no valor de R$ 770,00.
O candidato deve realizar a sua inscrição acessando o link https://www.famema.br/academico/afirmasus/ no site da FAMEMA, na aba específica do Edital AFIRMASUS – Estudante ou Orientador de Serviço ou Tutor ou Co-Tutor.