Perfil do Profissional a ser Formado/ Graduate Profile
O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Envelhecimento – PPGSE da FAMEMA buscar formar profissionais:
– Mestres críticos, reflexivos e capazes de compreender os processos biológicos
psicológicos, epidemiológicos e sociais que determinam saúde/doença desde o nascimento até o envelhecimento, com vistas ao aprimoramento do cuidado do indivíduo neste processo. Além disso, capazes de trabalhar em equipe multiprofissional/interdisciplinar e desenvolver pesquisas relevantes e metodologicamente bem estruturadas. Espera-se também que esses mestres conheçam os fundamentos da formação na graduação com esta visão de trabalho em equipe interdisciplinar e do método científico.
– Doutores críticos, reflexivos e cientificamente capacitados a propor, desenvolver e avaliar estudos multiprofissional/interdisciplinares voltados aos processos biológicos, psicológicos, epidemiológicos e sociais que determinam saúde/doença no ciclo da vida, com vistas ao aprimoramento do cuidado do indivíduo neste processo. Espera-se também que esses doutores estejam aptos a formar e orientar estudantes de graduação e pós-graduação com esta visão de trabalho em equipe interdisciplinar, sabendo utilizar o método científico. Por fim, que sejam autônomos pedagógica e cientificamente, capazes de buscar recursos técnicos, financeiros e colaborações, a fim de viabilizar projetos inovadores que visem a melhoria da qualidade de vida da população que envelhece e da formação dos profissionais voltados ao seu cuidado.
Graduate
Profile
The
Graduate Program in Health and Aging – PPGSE at FAMEMA aims to educate and
prepare professionals who are:
– Master’s
Graduates who are critical, reflective, and capable of understanding the
biological, psychological, epidemiological, and social processes that determine
health and disease from birth through aging. These graduates are expected to
contribute to improving individual care throughout the life course. They should
be able to work collaboratively within multiprofessional and interdisciplinary
teams and to develop relevant, methodologically sound research. Moreover, they
are expected to understand the foundations of undergraduate education,
particularly with regard to teamwork and the application of the scientific
method.
– Doctoral Graduates who are critical, reflective, and scientifically trained to propose, conduct, and evaluate multiprofessional and interdisciplinary studies on the biological, psychological, epidemiological, and social processes that influence health and disease across the lifespan. These professionals are expected to contribute to enhancing individual care throughout the aging process. Doctoral graduates should also be capable of teaching and mentoring undergraduate and graduate students, promoting an interdisciplinary team-based approach and making effective use of the scientific method. Finally, they should demonstrate pedagogical and scientific autonomy, with the ability to secure technical and financial resources and establish collaborative networks to develop innovative projects that aim to improve the quality of life for aging populations and enhance the training of professionals who care for them.
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