Diretrizes para Cadastro
Acadêmico
Diretrizes para Cadastro
CADASTRO
O período de cadastramento dos projetos será em dois períodos anuais, a saber: 01 de fevereiro a 30 de abril e de 01 de agosto a 30 de setembro de cada ano
Aviso Importante
IMPORTANTE: Projetos cadastrados até o mês de ABRIL do ano corrente serão submetidos ao processo avaliativo no mesmo ano. Já os projetos cadastrados a partir do mês de AGOSTO do ano corrente serão submetidos ao processo avaliativo no ano seguinte.
Objetivos do Cadastro
O cadastro de Iniciação Científica visa formalizar as atividades de pesquisa dos alunos dos cursos de graduação da FAMEMA, que são desenvolvidas sob orientação e responsabilidade de pesquisador qualificado. Assim, TODA INICIAÇÃO CIENTÌFICA vigente na FAMEMA, com ou sem bolsa de pesquisa de agências de fomento, DEVE ESTAR CADASTRADA para que seja estabelecido um vínculo/reconhecimento institucional de atuação do aluno/orientador junto à Diretoria de Pós-graduação da FAMEMA.
Documentos exigidos para cadastro
Projeto de pesquisa estruturado, contendo: folha de rosto com identificação do orientador e do aluno / Introdução e justificativa / Objetivos / Material e métodos / Resultados esperados / Cronograma de execução / Referências. O projeto deve conter de 8 a 10 páginas, sendo que Folha de Rosto, Resumo, Sumário e Referências não serão contabilizados. O texto deve estar formatado com fonte Times New Roman/Tamanho 12 e Espaçamento entre linhas de 1,5; Baixar aqui o Template.
Parecer de aprovação da comissão de ética, a qual o projeto se enquadra: CEP (pesquisa com seres humanos) ou CEUA (experimentação animal)
Termo de compromisso assinado pelo orientador e o estudante;
Ficha de Cadastro, preenchida e assinada.
IMPORTANTE:
Cada projeto de pesquisa poderá ser realizado por apenas um (1) estudante de graduação
Não serão aceitos cadastros de estudantes que estejam cursando o último semestre dos seus respectivos cursos de graduação.
Para a realização das atividades propostas em um projeto cadastrado o estudante terá o prazo de no mínimo de 6 (seis) meses e no máximo de 1 (um) ano, a contar da data de confirmação da inscrição no Programa a ser informada por e-mail.
Perfil do orientador
Professores, docentes, assistentes de ensino ou profissionais vinculados à FAMEMA, à Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília (FUMES), à Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília (FAMAR) ou mesmo Professores voluntários, que atuam junto aos estudantes na FAMEMA, com título mínimo de mestre, obtido em programa de pós-graduação recomendado pela CAPES.
Perfil do estudante
Estar regularmente matriculado em curso de graduação, exceto aqueles que estejam cursando o último semestre
Exigências para Certificação
Terão direito a um certificado expedido pela Diretoria de Pós-graduação e da FAMEMA, o estudante e o orientador que cumprirem todas as exigências descritas abaixo:
Entrega do relatório anual, segundo normas e calendário definidos pela Equipe de Iniciação Científica da FAMEMA.
Apresentação da pesquisa desenvolvida no Seminário de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq FAMEMA.
- Secretaria do Curso
- Biblioteca
- Pet Saúde
- Recursos Educacionais
- PIBIC/CNPq
- Núcleo de Avaliação
- Iniciação Científica
- Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP/FAMEMA
- Comissão de Ética no Uso de Animais/CEUA da Faculdade de Medicina de Marília/FAMEMA
- Programa de Auxílio Bolsa Permanência
- Estágio Voluntário para Graduados
- Egressos
- Comissão de Extensão da Famema
- Pet-Saúde
Contato
- (14) 3311-2929
- contato@famema.sp.gov.br
- Av. Monte Carmelo 800, Fragata - Marília/SP