FAMEMA

Simpósio de Pós-Graduação

XIV SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO

XIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq DA FAMEMA

26 a 28 de novembro de 2025

Local:

26/11 FAMEMA

Av. Monte Carmelo, 800

27 e 28/11 UNIVEM

Rua Hygino Muzy Filho, 529

Auditório Shunji Nishimura

Marília-SP

Objetivo

O XIV Simpósio da Pós-Graduação da FAMEMA e XIII Seminário de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq da FAMEMA com o tema “Interfaces da Pós-Graduação e da Iniciação Científica com a sociedade: trajetória e perspectivas” tem como objetivo abordar temáticas que auxiliem a instituição no estabelecimento de metas e métricas sobre o impacto dos programas de pós-graduação na sociedade. A discussão sobre impacto social da pós-graduação auxiliará os programas acadêmico e profissional da FAMEMA a repensarem seus processos de formação visando a saída de produtos como dissertações, teses, produtos técnicos e principalmente de egressos com potencial de transformação da sociedade. A programação do evento irá contemplar também a aproximação da extensão universitária com os programas de pós-graduação, o que possibilitará discussões sobre o potencial de o conhecimento produzido no âmbito da pós-graduação ultrapassar os muros da universidade e ser aplicado nas comunidades, empresas e Organizações Não Governamentais (ONGs).

COMISSÃO ORGANIZADORA

Diretor de Pós-Graduação e Coordenador Institucional de Iniciação Científica da FAMEMA

Prof. Dr. Osni Lázaro Pinheiro

Assistente Técnico da Diretoria de Pós-Graduação

Vanessa Casagrande

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde (PPGES) Mestrado Profissional

Profa. Dra. Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli

Profa. Dra. Natália Nakano

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Envelhecimento (PPGSE) Mestrado e Doutorado Acadêmicos

Profa. Dra. Maria Angélica Spadella Santos

Prof. Dr. Lucas Trevizani Rasmussen

Assistente Técnico da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu

Anapaula Massinatori Peres

Membros da Pós-Graduação da FAMEMA

Profa. Dra. Adriana Avanzi Marques Pinto

Prof. Dr. Agnaldo Bruno Chies

Profa. Dra. Elza de Fátima Ribeiro Higa

Profa. Dra. Flávia Cristina Castilho Carácio

Profa. Dra. Magali Aparecida Alves de Moraes

Profa. Dra. Paula Sales Rodrigues

Discente: Sophia de Castro Bremer – PPGSE

Discente: Vitória Ribeiro Zonta – PPGES

Secretaria de Pós-Graduação

Iraci de Fátima da Silva Martinez

Isadora Oliveira Morais Dias

Márcia Lúcia Avelar Gabriel

Maria Neusa Pegorari Molaro

Taynara Linares da Silva

Coordenador do Comitê Institucional PIBIC/CNPq da FAMEMA

Prof. Dr. Jairo Pinheiro da Silva

Membros do Comitê Institucional PIBIC/CNPq da FAMEMA

Prof. Dr. Agnaldo Bruno Chies

Prof. Dr. Gabriel Vitor Silva Pinto

Profa. Dra. Joana Maira Valentini Zacarias Santim

Profa. Dra. Luciamare Perinetti Alves Martins

COMITÊ CIENTÍFICO

Profa. Dra. Ieda Francischetti

Profa. Dra. Elza de Fatima Ribeiro Higa

Profa. Dra. Luciamare Perinetti Alves Martins

Prof. Dr. Edson Luis Maistro

Profa. Dra. Michelly Cristina Montenote

As inscrições no XIV Simpósio da Pós-Graduação e XIII Seminário de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq da FAMEMA poderão ser realizadas até o dia 23 de novembro de 2025, por meio do link:

Acesse aqui

Após esta data, as inscrições poderão ser feitas somente no local do evento, mediante pagamento exclusivamente por PIX.

SOBRE O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

O pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito por depósito identificado (direto no caixa), transferência identificada (TED, DOC ou PIX) na conta da Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (FAMAR).

Dados para depósito ou transferência bancária:

Banco do Brasil: 001 – Agência: 3852-0 – Conta Corrente: 5158-6

Beneficiário: Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (FAMAR), CNPJ 09.161.265/0001-46

Chave do PIX: 09.161.265/0001-46

Obs.:  É obrigatória a identificação do CPF do participante no comprovante do depósito ou da transferência. Não serão aceitos depósitos (direto no caixa) ou transferências sem a referida identificação. Também não serão aceitos depósitos (com envelope) realizados em terminais eletrônicos, em função da necessidade de identificação.

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA INSCRIÇÃO ONLINE

1.Preencha todos os campos do formulário e se todas as informações estiverem corretas, clique no botão “Enviar”.

2.A inscrição estará confirmada mediante a realização do pagamento da taxa de inscrição

3.Aguarde a confirmação da efetivação da inscrição.

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO.

PROGRAMAÇÃO DO XIV Simpósio da Pós-Graduação e

XIII Seminário de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq da FAMEMA

Acesse aqui

O XIV Simpósio da Pós-Graduação e XIII Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPq da FAMEMA é um evento de natureza científica realizado pela Diretoria de Pós-Graduação, em conjunto com os Programas de Pós-Graduação em Ensino em Saúde (Mestrado Profissional) e em Saúde e Envelhecimento (Mestrado e Doutorado Acadêmicos) e com o Comitê Institucional do PIBIC/CNPq da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA.

APOIO

Faculdade de Medicina de Marília- FAMEMA

Diretoria de Pós-Graduação da FAMEMA

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Os resumos deverão ser submetidos de acordo com a categoria e modalidade.

Categoria do resumo

  • Iniciação Científica Graduação (IC ou PIBIC/CNPq)
  • Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC-EM)
  • Pós-Graduação

Modalidade do resumo

1- Projetos de Pesquisa (resumo sem resultados)

2- Resumo com resultados parciais ou finais

  • O mesmo trabalho não poderá ser inscrito nas modalidades 1 e 2 simultaneamente, ou seja, caso o trabalho não tenha gerado resultados, ou os mesmos ainda não estejam analisados para divulgação, deverá ser inscrito na modalidade “projeto de pesquisa” e caso existam resultados, deverá ser apresentado na modalidade “trabalhos com resultados preliminares ou finais”.

 Todos os trabalhos deverão ser enviados por meio do formulário eletrônico até a data limite de 19 de outubro de 2025.

Para submeter um trabalho ou projeto é obrigatório ao autor que fará a apresentação estar inscrito no evento e ter sua inscrição confirmada mediante pagamento até a data limite de 23/11/2025.

A aceitação do trabalho estará condicionada ao julgamento da Comissão Científica e os resumos aprovados serão publicados nos Anais do evento no dia 19/11/2025.

SUBMISSÃO DE RESUMOS

  1. A submissão de resumo(s) de trabalho(s) para seleção e posterior apresentação no evento será realizada somente por meio do documento (resumo) em PDF enviados ao final do preenchimento do formulário até dia 19/10/2025 às 23h59min (horário oficial de Brasília). Não serão aceitas outras formas de submissão.
  2. O limite do resumo é de até 2155 caracteres com espaço, o que equivale a aproximadamente 310 palavras.
  3. O resumo deverá ser enviado, exclusivamente, em formato PDF e nomeado com o título do resumo.
  4. Os melhores trabalhos apresentados em cada modalidade serão premiados. Por isso o preenchimento da categoria e modalidade do resumo são importantes.
  5. A comissão avaliadora será composta por docentes internos e externos à FAMEMA.

    NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS:

    Título e subtítulo: Em negrito e em letra maiúscula.

    Autores: Os nomes dos autores devem ser abreviados segundo normas da ABNT e separados por ponto e vírgula (EX.: 1- SOUZA, M.A.; 2- SILVA, T.P.), sendo o nome dos orientadores por último.

    Instituição: Nomes das instituições dos autores. Escrever na sequência das citações dos autores acima (Exemplo: 1Faculdade de Medicina de Marília; 2Universidade Federal de São Paulo;…)

    E-mail do primeiro autor

    Os RESUMOS deverão estar ESTRUTURADOS  da seguinte forma e conter os itens:

    Projeto de Pesquisa: INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MÉTODOS, RESULTADOS ESPERADOS.

    Trabalhos com resultados parciais ou finais: INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MÉTODOS, RESULTADOS E CONCLUSÕES.

    Estes itens devem aparecer no texto do resumo em caixa alta. Redigir o resumo em português e em parágrafo único, seguindo rigorosamente a formatação:

    Formatação: Tamanho: A4; Orientação: retrato; Fonte: Times New Roman; tamanho: 12; Alinhamento: justificado; Espaçamento entre linhas: 1,5; Margens superior e esquerda de 3 cm – margens inferior e direita de 2,5 cm.

    Bolsistas: Incluir o campo Agradecimento para indicar a agência de fomento, número do processo ou código de financiamento. (Exemplos: Bolsistas Fapesp, Capes, CNPq)

    Pós-graduandos FAMEMA não bolsistas e egressos: Obrigatório incluir o  texto de agradecimento à Capes. De acordo com a Portaria Capes nº 206, de 04 de setembro de 2018.  “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”.

    IMPORTANTE: Pelo menos um dos autores do trabalho tem que estar inscrito no evento para validação do resumo. O primeiro autor será considerado o apresentador do trabalho e o contato com a organização deste simpósio.

    CLIQUE AQUI PARA SUBMETER SEU RESUMO. 

NORMAS PARA CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PÔSTER
 

ATENÇÃO: Os pôsteres deverão obedecer rigorosamente a estrutura apresentada a seguir:

1. A dimensão final dos pôsteres deve ser de 80 cm (largura) x 100 cm (altura).

2. O título do trabalho deverá ser o mesmo do resumo enviado, colocando-o em destaque. O título do resumo deverá ser escrito em negrito, caixa alta e com texto centralizado

3. Os  nomes dos autores deverão ser completos, permitindo apenas abreviações em casos de nomes extensos  (Ex. João Pereira Souza da Silva ou João P. S. da Silva). O nome do autor apresentador deverá ser sublinhado. Após o nome de cada autor, inserir um número, indicando sua instituição. Inserir também o endereço e e-mail do primeiro autor.

4. Colocar a instituição de vínculo dos autores.

5. O aluno bolsista deverá OBRIGATORIAMENTE indicar a agência de fomento, número do processo ou código de financiamento.

6. A fixação dos pôsteres deverão ser feitas, conforme divulgação da comissão organizadora. Os pôsteres deverão permanecer no local determinado até o término da apresentação dos trabalhos.

7. É obrigatória a presença do apresentador do trabalho no horário em que a Comissão Organizadora estabelecer, para esclarecimento das eventuais dúvidas da Banca examinadora e do público em geral.

8. O horário de apresentação dos pôsteres está especificado na programação.

9. O pôster deverá ser fixado de acordo com a identificação fornecida pela Comissão Organizadora.

10. Os autores devem se responsabilizar pela fixação e retirada dos pôsteres ao final da apresentação.

11. Os pôsteres deverão fixados no espaço disponibilizado.

Contato

Ir para o conteúdo